Vale à pena sacar o FGTS? Descubra agora!

Vale à pena sacar o FGTS? Descubra agora!

A partir de setembro os trabalhadores já poderão sacar o FGTS. Mas será que realmente vale à pena?

Muitas pessoas estão em dúvida se realmente é vantajoso sacar o fundo, ou se o melhor é deixar o dinheiro rendendo. Seja para a aposentadoria, ou para se precaver.

Fgts

E hoje nós vamos falar quando vale a pena sacar o FGTS ou não:

Como saber se sacar o FGTS é uma boa escolha?

A primeira coisa que você precisa avaliar para saber se sacar o FGTS realmente vale à pena são os tipos de saques. São dos tipos diferentes.

Liberação de até R$ 500 por conta

O primeiro tipo é o saque de até R$ 500 por conta. Ele será liberado apenas até 2020, conforme a data de aniversário do trabalhador, e não irá impedir que o contribuinte saque o fundo em caso de demissão.

Saque aniversário

Já o saque aniversário é uma nova modalidade que será implementada pelo Governo todos os anos. Os contribuintes que optarem por essa modalidade vão poder sacar uma parcela do fundo, conforme o valor disponível.

No entanto, ao aderir a essa modalidade, o trabalhador perde o direito de receber o valor total do fundo. Ele só terá direito a multa de 40% caso seja demitido sem justa causa.



Outra questão importante que precisa ser avaliada é que o Governo aumentou a fatia de lucros desse benefício. E isso quer dizer que o rendimento do fundo será maior a partir de agora.

Quando é válido sacar o FGTS?

Sacar o FGTS vale à pena quando você tem um objetivo real e concreto para o dinheiro. Por exemplo, se você não tem nenhum reserva de emergência no banco para caso um imprevisto aconteça, sacar o fundo para criar essa reserva é uma excelente alternativa.

Outra situação onde esse saque é muito vantajoso é quando o valor a ser recebido pode quitar uma dívida a vista. Assim você poderá regularizar a sua situação, evitando que o nome acabe ficando negativado.

Usar o FGTS para reinvestir em um título ou outro investimento também pode ser uma boa alternativa. Principalmente para quem não quer depender apenas na previdência social no futuro, quando for se aposentar. Existem vários títulos com rentabilidades bem superiores do que a do fundo de garantia.

Agora, se você está pensando em financiar um imóvel usando o FGTS, o melhor é deixar o fundo de garantia quietinho. Isso porque quanto maior for a entrada a partir dele, melhor será o seu financiamento.

Quem está com dúvidas sobre a estabilidade do emprego também deve repensar em sacar, principalmente o saque aniversário. Como o saque aniversário impede que o trabalhador pegue o valor total do fundo de garantia caso seja demitido, isso pode acabar prejudicando a situação financeira do contribuinte.

Agora que você já sabe quando sacar o FGTS é uma boa escolha, não deixe de avaliar o seu caso. Lembre-se são as suas necessidades que irão determinar se esse saque será realmente vantajoso ou não.

Deixe uma resposta

Fechar Menu