Saiba Como Emitir o Comprovante de Cadastro CadÚnico

Saiba Como Emitir o Comprovante de Cadastro CadÚnico

O comprovante de cadastro CadÚnico é um documento exigido para vários tipos de processos onde há algum tipo de isenção ou desconto para pessoas de baixa renda. Desde vestibulares até adesões em outros programas.

Cadunico

Além disso, esse documento também pode ser usado para verificar as informações contidas no cadastro. É importante que as pessoas saibam que qualquer dado diferente ou incorreto pode gerar o bloqueio de benefícios ou impedir o aproveitamento de iniciativas.

Passo a passo para emitir o comprovante de cadastro CadÚnico

Se você deseja emitir o comprovante de cadastro CadÚnico, veja abaixo o passo a passo de como conseguir esse comprovante pela WEB.

  1. Primeiramente acesse o link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/;
  2. Um formulário irá aparecer na tela. Preencha ele com os dados solicitados;
  3. Faça a verificação de segurança clicando em não sou um robô;
  4. Em seguida, clique em “Emitir”.

O sistema irá gerar o seu comprovante de cadastro CadÚnico e você poderá salvar o documento em PDF ou imprimi-lo. Importante, ele só mostra as informações dos últimos 45 dias.

Que dados é possível encontrar no comprovante de cadastro CadÚnico?

O comprovante de cadastro no CadÚnico é um documento amplamente solicitado em vários processos justamente por trazer todas as informações sobre o grupo familiar cadastrado. Ele traz de forma detalhada desde detalhes da faixa de renda de cada integrante até informações básicas.

Além disso, esse item também traz informações sobre as ligações familiares dentro do grupo. E isso pode ser muito útil em alguns casos.

Por ser um documento que mostra as informações dos últimos 45 dias, é interessante sempre emitir uma versão atualizada, caso ela seja solicitada em algum processo.




 

É possível ter o comprovante de cadastro no CadÚnico no celular?

Para facilitar o acesso ao comprovante de cadastro no CadÚnico, o Governo Federal também conta com um aplicativo chamado Meu CadÚnico. Ele está disponível de forma gratuita para  dispositivos Android e iOS.

Por meio dele, é possível ter acesso a várias informações e serviços, tais como:

  • Emitir o comprovante de cadastro CadÚnico para consulta digital ou para impressão;
  • Verificar quais integrantes do grupo familiar estão cadastrados e se todos estão com as informações de cadastro atualizadas;
  • Verificar o NIS de cada um dos integrantes da família;
  • Consultar se existe algum tipo de pendência no cadastramento, como endereço, telefone ou dados do grupo familiar;
  • Localizar o local de cadastramento mais próximo para deixar o seu cadastro sempre atualizado, evitando assim perder os benefícios;
  • Saber mais sobre os programas disponíveis pelo Ministério do Desenvolvimento Social, como, por exemplo o Programa Bolsa Família.

Apesar do aplicativo facilitar e muito a vida de quem precisa consultar as informações desse cadastro, é importante ter em mente que em alguns casos apenas o documento impresso é aceito.

Caso você tenha alguma dificuldade de emitir o comprovante de cadastro CadÚnico pelo site, o ideal é ir até o setor responsável por esse banco de dados na sua cidade. No local você poderá obter todas as orientações necessárias.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu