Como Consultar Dividas Ativas e SERASA

Como Consultar Dividas Ativas e SERASA

Fazer dividas faz parte do povo brasileiro, então se você estiver tendo dúvidas se possui ou não uma dívida registrada eu seu CPF este artigo vai lhe ajudar.

Logo abaixo vamos realizar alguns procedimentos em alguns sites confiáveis para você saber se possui uma dívida e qual a situação da dívida.

Antes disso vamos a algumas informações importantes:

A dívida prescreve em 5 anos?

Se você tem uma dívida muito alta da qual sabe que será bem difícil pagar, talvez veja esperança de a dívida ser esquecida no período de 5 anos. Continua lendo, porque a história não é bem assim.

O que acontece é que na verdade seu nome é retirado dos órgãos SCPC/SERASA, mas sempre existira um apontamento interno na instituição a qual a sua dívida pertence.

Por exemplo, se você pegar um empréstimo no Bradesco e acabar ficando com restrição no CPF e esperar os 5 anos para a dívida caducar, de fato ela vai sair do SCPC/SERASA, mas o Branco Bradesco não esquecerá o que limitara ou eliminara futuras transações que você tenha interesse em fazer.

E para pior ainda outros bancos poderão ser avisados sobre esse apontamento do Bradesco o que irá acarretar em limitações também.

Alguns desses procedimentos poderão ser alterados de ano a ano então é bom ficar atualizado sobre o assunto através de canais de atendimento público.

Como faço para verificar se o meu nome está no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Primeiro será necessário criar um cadastro no Consumidor Positivo.

  1. Clique no botão Login/Cadastre-se, no canto superior direito.
    Preencha os dados solicitados, aceite os termos de uso e clique em “Enviar”.
    3. Você receberá um e-mail de ativação. Assim que ativar sua conta, faça o login.
    4. Clique na aba “Para Você” e escolha “Consulta CPF Grátis”.
    Caso já tenha um cadastro, basta fazer o login e seguir o passo 4.

No Consumidor Positivo você ainda consegue saber sua pontuação no SCORE, pontuação essa que é muito importante na hora de conseguir novas linhas de créditos.

Como consultar Pelo SPC.

Diferente do Consumidor Positivo o SPC Brasil não é gratuito, o valor médio para consultar seu CPF de maneira detalhada é de 10 Reais.

Mas é possível conseguir consulta gratuita indo numa loja física do SPC da sua cidade.

Consultar Pelo SERASA.

Assim como no Boa Vista, no Serasa também é possível verificar seu CPF de forma gratuita através do site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta pela internet, o consumidor precisará realizar um cadastro no site e validar suas informações por e-mail. Você também pode enviar uma carta explicando com detalhes o que pretende saber sobre seu Cadastro de Pessoa Física. Informe seu RG e CPF e assine a carta. Precisará garantir que realmente assinou, portanto, leve a carta até um cartório e anexe a cópia do seu RG/ CPF. Envie a carta para o posto de atendimento mais próximo da sua casa, confira os endereços no site oficial.

Talvez você esteja se perguntando se é vantajoso esperar os 5 anos, quanto a isso fica a dica; Não é vantajoso você ficar com o nome sujo, e quanto mais o tempo passa pior fica a situação. Isso porque as empresas analisam seus históricos de pagamento de dívidas antes de conceder qualquer serviço financeiro, como empréstimo, financiamento, cartão de credito, cheque etc.

Antes de solicitar um empréstimo, por exemplo, a empresa analisa se você está com o nome sujo, e mesmo se não tiver, os bancos costumam analisar seu histórico de pagamento de dívidas dos últimos cinco anos. Se você foi um mau pagador, a chance da instituição te negar o empréstimo torna-se muito maior.

Análises mais detalhadas são feitas pelos bancos, no entanto em lojas de créditos a verificação de históricos pagamentos pode ser menos rígida, o que pode dificultar mais é a pontuação SCORE.

Deixe uma resposta

Fechar Menu