Novo saque FGTS: como consultar, sacar e mais

A partir de 29 de junho tem início o novo saque FGTS emergencial. A modalidade foi liberada pelo Governo Federal por conta da crise atual.

Contudo, por conta do cenário de pandemia, a liberação e o saque do dinheiro vai acontecer de forma diferente das outras vezes que as contas ativas e inativas do fundo de garantia foram liberadas. E nesse post, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para garantir esse benefício.




Você poderá conferir:

  • O que é o Novo saque FGTS e como vai funcionar?
  • Como consultar FGTS?
  • Como sacar FGTS emergencial?


Então não deixe de ler até o final.

O que é o Novo saque FGTS e como vai funcionar?

O novo saque FGTS é uma modalidade que permitirá o saque de até R$ 1.045 (valor de um salário mínimo) de contas ativas e inativas de trabalhadores que atuam com carteira assinada. Contudo, devido a pandemia, o sistema de liberação vai seguir os moldes do auxílio emergencial.

Isso quer dizer que o dinheiro será liberado através do aplicativo Caixa Tem , justamente para evitar aglomerações nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Além disso,  dinheiro será liberado conforme o mês de aniversário do trabalhador, assim como já acontece em outros benefícios.

Também é importante ressaltar que o dinheiro não deve estar disponível para saque em espécie logo no dia 29 de julho. Isso porque, de acordo com fontes diretas do Governo, não há notas suficientes para arcar com os saques.

Por conta da pandemia, o Governo está passando por um aumento no entesouramento (pessoas guardando o dinheiro). Com isso, não será possível fazer a liberação de saques conforme as modalidades anteriores.

Logo, o trabalhador terá que transferir o dinheiro para outra conta, utilizar o cartão digital para fazer compras online, ou até mesmo pagar boletos e contas através do app Caixa Tem. Posteriormente será possível fazer o saque em espécie, mas, agora nesse começo apenas o formato digital será liberado.


Como consultar FGTS?

Para consultar FGTS saque emergencial é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesso o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Em seguida, informe o número do seu CPF ou do seu NIS;
  3. Depois, clique em “Não sou um robô” para fazer a verificação de segurança;
  4. Agora, você deve clicar no botão “Cadastrar/Esqueci Senha”;
  5. Uma nova janela irá aparecer com os termos e condições de uso dessa plataforma. Clique em “aceito”;
  6. Na próxima tela irá aparecer um formulário onde você deverá informar alguns dados pessoais, como o seu nome completo e a sua data de nascimento;
  7. Agora faça mais uma vez a verificação de segurança clicando em “Não sou um robô” e confirme;
  8. Em seguida, você deverá informar um endereço de e-mail e mais uma vez fazer a checagem de segurança;
  9. O sistema irá enviar uma mensagem de verificação para o e-mail cadastrado, então acesse sua caixa de entrada e clique no link da mensagem;
  10. Você será redirecionado para uma nova página para criar a sua senha que deve ter no mínimo 6 caracteres, incluindo letras e números;
  11. Acesse mais uma vez a página inicial do site FGTS da Caixa Econômica Federal e depois informe os seus dados de login;
  12. Faça a verificação de segurança clicando em não sou um robô;
  13. Responda as perguntas que irão aparecer na tela e pressione Confirmar;
  14. Clique na aba FGTS e pronto.

Na nova página que irá abrir você poderá verificar todos os dados referentes aos valores do seu fundo de garantia. Tanto o valor total dele, como também o dinheiro disponível para o saque emergencial.

Como consultar saque emergencial

Outra forma de consultar saque emergencial é através do site específico que a Caixa Econômica Federal fez para essa nova modalidade. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Primeiramente, acesse esse link;
  2. Em seguida, na aba Saque Emergencial FGTS, clique em Acesse Aqui;
  3. Você será redirecionado para uma nova página onde deverá informar o seu CPF ou o número do NI/PIS/PASEP;
  4. O próximo passo é fazer a verificação de segurança. Para isso é só clicar na opção Não Sou um Robô;
  5. Clique em Continuar;
  6. Agora, você deverá informar a sua senha de internet para serviços Caixa FGTS (caso você ainda não tenha uma é só seguir o tutorial anterior);
  7. Clique mais uma vez em Continuar;
  8. Se for seu primeiro acesso, será necessário confirmar o número de celular;
  9. Uma mensagem irá aparecer na sua tela informando os seus últimos vínculos empregatícios, clique em continuar;
  10. Em seguida uma mensagem irá aparecer indicando quanto você pode receber, a data de liberação na conta digital, como será possível usar o dinheiro e outras informações.

Importante, caso você não queira fazer o saque FGTS emergencial, é só clicar em NÃO QUERO RECEBER, nessa última tela do tutorial.

Calendário saque emergencial

Assim como em outros saques FGTS, essa nova modalidade liberada pelo Governo irá obedecer um calendário de pagamentos. O principal objetivo dele é garantir que todos os trabalhadores recebam o benefício, mas, sem gerar aglomerações nas agências da Caixa Econômica.

Confira abaixo o calendário saque emergencial FGTS:

Como é possível observar, a data de liberação acontece cerca de um mês antes da de transferência ou saque. Basicamente, assim que o dinheiro for liberado você poderá usá-lo através da poupança digital social, para o pagamento de contas ou compras online.

Contudo, é necessário aguardar até a data de “saque ou transferência” para conseguir sacar em um dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou até mesmo transferir o dinheiro para uma conta de sua titularidade.


Como sacar FGTS emergencial?

Ao que tudo indica, para o trabalhador conseguir sacar o FGTS de R$ 1.045 a partir do dia 29 de junho, será necessário transferir o dinheiro para uma outra conta de mesma titularidade. Isso porque, por conta da falta de notas disponíveis pelo Banco Central, não será possível sacar nos caixas eletrônicos e nas casas lotéricas, como aconteceu nas outras modalidades.

A possibilidade de sacar o valor das contas ativas e inativas deve ser liberada ao longo das próximas semanas, conforme o calendário da Caixa Econômica Federal.

Fique sempre por dentro de todas as novidades sobre benefícios, FGTS, abono salarial, PIS e muito mais aqui no portal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu