Dicas para usar o FGTS da conta ativa e das inativas

Dicas para usar o FGTS da conta ativa e das inativas

Com o anúncio do Governo de liberação do FGTS da conta ativa e das inativas, muita gente ficou animada com a possibilidade de pegar um dinheirinho extra. Mas, os especialistas em finanças pessoais alertam que é importante planejar como você irá gastar esse benefício.

fgtsdicas

Apesar de ter um limite de R$ 500 por conta, gastar o dinheiro sem planejamento é uma péssima decisão. Principalmente levando em conta que ele pode ser usado de formais mais rentáveis.

Por isso, separamos algumas dicas de como usar o FGTS da conta ativa e das inativas. Confira!

·         Invista o dinheiro em algum título do Governo, como o Tesouro Direto

A primeira recomendação é sacar o FGTS da conta ativa e das inativas para reinvestir em um título do Governo. Esse tipo de investimento é muito mais vantajoso do que o rendimento do fundo de garantia.

Inclusive, é uma opção bem mais lucrativa para quem está pensando na aposentadoria.

·         Quite dívidas que estão gerando muitos juros

Atualmente, mais da metade da população está com o nome no SPC ou Serasa. E o grande problema de acumular dívidas é que, além de ter seu crédito prejudicado, você ainda vai ter que pagar juros exorbitantes.

Se você está com dívidas ativas, o melhor é ligar para a operadora para tentar usar o FGTS da conta ativa e das inativas para quitar os débitos. Muitas empresas dão descontos de até 90% do valor total da dívida, em caso de pagamento à vista.

Então vale à pena usar o dinheiro dessa forma.

·         Reformas e ampliações

Mais uma das formas saudáveis e indicadas de usar o FGTS da conta ativa e das inativas é fazer uma reforma ou ampliação. O mercado imobiliário tem registrado excelentes números.

Por conta disso, investir em melhorias no seu imóvel pode ser uma excelente alternativa.

·         Não sabe o que fazer com o dinheiro? Então o melhor é guardar e esperar

Um dos maiores erros que você deve evitar na hora de sacar o seu FGTS da conta ativa e das inativas é gastar sem ter um objetivo. Fazer compras no mercado, investir em passeios e coisas do gênero só irão gerar resultados passageiros, que serão esquecidos rapidamente.

As chances de você gastar todo o fundo de garantia sem realmente ter investido em algo duradouro são grandes, quando não há um planejamento. Por isso, se você ainda não sabe o que fazer com esse dinheiro, o melhor é guardar.

O ideal é investir em algum título com boa rentabilidade, mas a própria poupança já tem um rendimento maior que o fundo de garantia. Então saque e deixe esse dinheiro guardadinho.

Lembrando que, os trabalhadores não são obrigados a sacar esse fundo de garantia. Logo, se você acha melhor deixar o dinheiro do FGTS guardado para ser sacado apenas na aposentadoria ou em caso de demissão sem justa causa, faça isso. Mas avalie com calma se essa é realmente a melhor alternativa.

Aproveite essas dicas de como usar o FGTS da conta ativa e das inativas para se planejar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu