Muita gente está em dúvida sobre quando vai receber a nova parcela auxílio emergencial. Isso porque, há algum tempo o Governo e a Caixa Econômica Federal estão mudando datas por conta das novas análises dos beneficiários.
Mas, agora foi lançado o calendário definitivo (até o momento) de todas as demais parcelas que ainda faltam ser pagar. E nesse post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Desde quantas parcelas ainda serão pagas, até as datas de depósito no Caixa Tem e saque. Confira!
- Quantas parcelas do auxilio emergencial serão pagas?
- Calendário para nova parcela auxílio emergencial
- Como usar o dinheiro do auxílio emergencial pelo Caixa Tem?
- Conclusão
Quantas parcelas do auxilio emergencial serão pagas?
Ao todo serão pagar cinco parcelas do auxílio emergencial. A princípio o Governo tinha determinado o pagamento de apenas 3.
Contudo, por conta da extensão da pandemia foram adicionadas mais duas parcelas. Em um primeiro momento elas seriam reduzidas, mas foi determinado que todas as cinco parcelas do auxílio emergencial deverão ser de R$ 600,00.
Calendário para nova parcela auxílio emergencial
Assim como no pagamento das primeiras parcelas, a nova parcela auxílio emergencial terá dois tipos de calendário. O primeiro deles é referente ao depósito no Caixa Tem.
Dentro do aplicativo é possível utilizar o valor do benefício para fazer compras em estabelecimentos que utilizam pagamento via QR Code, bem como pagar boletos e contas. Já o segundo calendário é referente ao saque e transferência.
Apenas a partir da data desse segundo calendário que o beneficiário poderá transferir o dinheiro para outras contas de sua titularidade, ou fazer saques em caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Abaixo nós vamos explicar o calendário auxílio emergencial das novas parcelas. Confira!
Quem começou a receber o benefício no mês de abril
No caso das pessoas que receberam a primeira parcela do benefício no mês de abriu, e que já tiveram a 3ª paga, a 4ª será depositada na conta digital entre os dias 22 de julho e 26 de agosto, sempre seguindo o mês de aniversário.
No entanto, os saques serão liberados entre os dias 25 de julho e 17 de setembro. Veja o calendário auxílio emergencial detalhado abaixo:
Já a quinta parcela será paga a partir do dia 28 de agosto, até 30 de setembro.
Já os saques e transferências só poderão ser feitos entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o calendário abaixo.
Pessoas que começaram a receber o benefício no mês de maio
No caso de quem recebeu a primeira parcela auxílio emergencial no mês de maio, e já teve a segunda paga, os pagamentos da terceira terão início no dia 22 de julho e vão até 26 de agosto. Por sua vez, os saques começarão a ser liberados no dia 25 de julho, até 17 de setembro.
A quarta parcela do benefício, para quem começou a receber em maio, vai ser paga entre os dias 18 de agosto e 30 de setembro.
Já a quinta parcela será depositada entre os dias 9 de outubro e 15 de novembro. Já a liberação para saque e transferência acontece entre os dias 29 de outubro e 19 de novembro.
Quem teve a primeira parcela paga no mês de junho ou até o dia 4 de julho
Para os beneficiários que receberam a primeira parcela no mês de junho ou até o dia 4 de julho, a segunda começará a ser paga a partir do dia 22 de julho, conforme o mês de aniversário.
Para esse grupo a terceira parcela será paga a partir do dia 28 de agosto até 30 de setembro. Já a liberação para saques e transferências começará em 19 de setembro e vai até 27 de outubro, também seguindo a dinâmica de mês de aniversário dos outros lotes.
A quarta parcela para esse grupo será depositada no caixa Tem a partir de 9 de outubro até 13 de novembro.
Já a quinta e última parcela será depositada na conta digital entre os dias 16 de novembro e 30 de novembro.
Pessoas que se inscreverem entre o dia 17 de junho e 2 de julho no benefício
Quem se cadastrou no auxilio emergencial entre os dias 17 de junho e 2 de julho ainda não recebeu a primeira parcela. Ela será paga entre 22 de julho e 26 de agosto.
O depósito da segunda parcela para esse grupo irá começar no dia 26 de agosto e vai até 30 de setembro.
Já a terceira parcela auxílio emergencial será liberada na conta digital a partir do dia 9 de outubro até 17 de novembro.
No caso desse grupo em específico, a quarta e quinta parcelas serão liberadas juntas a partir do dia 16 de novembro até 30 de novembro. Já os saques serão liberados entre 26 de novembro e 15 de dezembro.
Como usar o dinheiro do auxílio emergencial pelo Caixa Tem?
O aplicativo Caixa Tem foi criado como uma forma de otimizar os pagamentos e o uso de benefícios concedidos pelo Governo. Apesar dele ter usado a princípio para o auxílio emergencial, outros benefícios também serão pagos e utilizados através dele, como é o caso do novo saque emergencial FGTS.
Através desse app, é possível fazer saques em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Além disso, você também pode transferir o dinheiro para outra conta.
Mas, também existem outras três formas de usar o dinheiro dos benefícios através dessa ferramenta.
Pagamentos via QR Code
Por meio do Caixa Tem, você pode fazer compras usando o QR Code. Vários estabelecimentos já estão utilizando esse tipo de pagamento, como, por exemplo, supermercados.
É bem simples, na hora de pagar as suas compras basta avisa o operador de caixa que você usará o aplicativo. Ele irá gerar um QR CODE que deverá ser lido através do app no seu smartphone.
Depois é só confirmar o pagamento e pronto.
Cartão de débito virtual
A segunda forma de usar o dinheiro do auxílio emergencial através do Caixa Tem é com o cartão de débito virtual que a conta digital oferece. Por meio dele você pode fazer compras em vários sites que aceitam essa modalidade, como, por exemplo, o Mercado Livre.
Mas existem vários outros e-commerces que aceitam esse tipo de pagamento. No entanto, sempre tome muito cuidado antes de compras.
Sempre verifique se o site é confiável e se possui todos os mecanismos necessários para garantir uma compra segura.
Pagamento de boletos e contas
A terceira forma de usar o dinheiro do Caixa Tem enquanto não chega a data de saque e transferência é pagando boletos e contas. Você pode pagar diversos tipos de contas, como luz, água, internet e cartão de crédito.
Além disso, essa opção permite que você envie dinheiro para contas e carteiras digitais antes do segundo calendário da Caixa Econômica Federal. Isso é possível através do depósito via boleto que muitas empresas oferecem, como, por exemplo, Banco Inter, NuBank, PicPay entre outros.
Conclusão
O auxílio emergencial ainda tem algumas parcelas a serem pagas. No entanto, por conta da pandemia é necessário ficar atento a possíveis mudanças nesse benefício.
Além disso, é preciso ter em mente que, por conta do alto volume de acessos e consultas, o Caixa Tem bem como outros canais da Caixa Econômica Federal podem apresentar instabilidade. Logo, caso você não consiga acessar o aplicativo ou outra página do Banco, o ideal é tentar em outro horário, de preferência em um período que não seja de pico.
E não se esqueça, para ficar sempre por dentro das novidades sobre benefícios, auxílios e serviços do Governo, não deixe de acompanhar o nosso portal.