Com muitas cidades em quarentena, várias unidades do INSS e também do Poupa Tempo estão fechadas. Por isso, se você deseja solicitar seguro desemprego, é necessário buscar outras alternativas.
Atualmente o trabalhador que é desligado da empresa pode solicitar esse benefício diretamente
- O que é a carteira de trabalho digital
- Quais os benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
- Passo a passo para solicitar o seguro desemprego pela carteira de trabalho digital
- Passo a Passo para solicitar o seguro desemprego da Emprega Brasil
- Como cadastrar uma senha para usar a CTPS Digital ou o Emprega Brasil?
- Não consigo solicitar o seguro-desemprego, o que fazer?
- Conclusão
O que é a carteira de trabalho digital
A Carteira de Trabalho Digital nada mais é do que a versão digital da CTPS física. Nela, todas as informações da vida laboral do trabalhador, ou seja, todos os vínculos de trabalho, são reunidas para facilitar a concessão de benefícios e também para contabilizar o tempo de contribuição com facilidade.
Ela pode ser acessada através de um aplicativo totalmente gratuito que está disponível para celular nas versões iOS e Android e Web. Você pode baixar essa ferramenta de forma totalmente gratuita no seu smartphone ou computador, ou acessar a versão digital através do site https://servicos.mte.gov.br/
Essa novidade tem como principal objetivo trazer mais agilidade para o trabalhador, mas também para o governo federal. Isso porque, por meio desse recurso, além de verificar todas as informações sobre seus trabalhos anteriores, também é possível solicitar uma série de serviços, como, por exemplo, o seguro desemprego.
Quais os benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
A carteira de trabalho digital traz uma série de benefícios para os trabalhadores. Além de permitir um controle mais ágil das informações do trabalho, você ainda consegue reduzir o tempo em filas.
E no atual em que vivemos, um dos maiores benefícios desse aplicativo é que você consegue solicitar o seu seguro desemprego com total segurança e sem sair de casa.
Mais uma das vantagens desse documento é que você não precisa mais levar a versão física para o empregador. Ele consegue gerenciar todas as informações de forma totalmente online, o que reduz os riscos de extravio do documento.
Contudo, é importante ressaltar duas coisas. A primeira delas é que você ainda precisa guardar as suas carteiras de trabalho antigas, pois, caso haja alguma divergência de informações é com elas que será possível comprovar.
Além disso, a CTPS digital não tem valor de identificação civil. Ou seja caso você precise usar o documento como identificação em algum processo, como a solicitação de empréstimo ou financiamento bancário, você precisará apresentar a versão física da sua carteira de trabalho.
Passo a passo para solicitar o seguro desemprego pela carteira de trabalho digital
Uma das maneiras mais fáceis de fazer a solicitação desse benefício é através do aplicativo carteira de trabalho digital. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS de forma totalmente gratuita.
Confira abaixo como solicitar o seu seguro através dessa ferramenta:
- Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por Carteira de Trabalho Digital;
- Encontre o ícone do programa e toque nele para fazer o download e instalação;
- Em seguida, insira o seu CPF e a sua senha (caso você ainda não tenha uma será necessário cadastrar no próprio aplicativo);
- Depois, na aba inferior do aplicativo você deverá tocar em Benefícios;
- Agora, toque na opção ‘Benefícios’ e depois em “solicitar”;
- O próximo passo é informar o número de requerimento do benefício. Ele é fornecido diretamente pela empresa;
- Em seguida confirme as informações que vão aparecer na sua tela e depois toque na opção Avançar;
- Agora você verá na sua tela dados referentes ao contrato que acabou de ser encerrado. É possível verificar desde o CNPJ da empresa, até a quantidade de meses que você trabalhou nela. Confirma todas as informações e prossiga.
- Clique na Opção Confirmar;
- O aplicativo irá indicar as informações referentes a solicitação de seguro desemprego.
Pronto, caso você tenha direito, todos os dados necessários para pegar o benefício irão parecer na tela. Desde quantas parcelas você terá direito, até onde é possível sacar.
No entanto, é sempre importante lembrar que a primeira parcela desse benefício pode demorar até 30 dias para ser liberada.
Passo a Passo para solicitar seguro desemprego da Emprega Brasil
Mais uma das formas de solicitar esse benefício é através do site Emprega Brasil. Ele também é totalmente gratuito e você consegue fazer a solicitação em poucos minutos.
- Primeiramente, o site servicos.mte.gov.br;
- Em seguida, informe o seu login e senha (se você ainda não tiver uma, é só criar diretamente no site do Ministério da Economia seguindo o tutorial do próximo tópico);
- Agora, você irá para a aba de serviços e deverá clicar em Seguro-Desemprego;
- Depois, encontre a opção Solicitar o Seguro-Desemprego e clique nela;
- O próximo passo é informar o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, que é fornecido diretamente pelo empregador que realizou o desligamento do trabalhador;
- Leia atentamente todas as informações que serão disponibilizadas, e também confira se os seus dados pessoais e demais regras estão corretas;
- Confirme as informações e depois clique em concluir.
Pronto, agora é só você aguardar que o dinheiro seja liberado.
Como cadastrar uma senha para usar a CTPS Digital ou o Emprega Brasil?
Tanto para usar o aplicativo da carteira de trabalho digital, como o site Emprega Brasil, é necessário criar uma senha. Inclusive, ela pode ser utilizada em diversos outros serviços digitais do Governo,
Veja abaixo o passo a passo para criar a sua:
- Primeiramente, acesse esse site;
- Em seguida, clique em QUERO ME CADASTRAR;
- Agora será necessário informar alguns dados pessoais, tais como o seu nome completo, CPF e a data de nascimento. Você também precisará informar um número de celular, pois é através dele que o sistema irá enviar um SMS de confirmação;
- Depois, faça a verificação de segurança clicando em Não Sou um Robô;
- Selecione a alternativa “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade.”;
- O próximo passo é confirmar algumas informações da bases de dados do governo federal. Para isso, você deverá responder um rápido questionário sobre sua vida previdenciária e laboral.
- Assim que você finalizar o questionário, receberá uma senha temporária. Quando você acessar o site Portal Emprega Brasil pela primeira vez, poderá mudar para uma permanente.
Não consigo solicitar o seguro-desemprego, o que fazer?
É comum que os trabalhadores enfrentem problemas na solicitação do seguro-desemprego através da carteira digital. Isso porque, principalmente agora com as unidades da Previdência Social funcionando de maneira limitada, a demanda no site e no app têm aumentado drasticamente.
Caso você tenha algum tipo de problema na solicitação, você pode abrir um “chamado de ajuda” diretamente na Página de Atendimento do Ministério da Economia. Assim, dentro de alguns dias você receberá uma resposta com as orientações sobre o que fazer.
E abaixo você confere o passo a passo de como enviar a sua dúvida ou dificuldade através desse canal de atendimento:
- Acesse a página de atendimento do Ministério da Economia através desse link;
- Em seguida, informe o seu nome completo, o número do seu CPF, um e-mail e um telefone para contato;
- Depois, indique uma das opções de assunto da dúvida ou dificuldade que você tem;
- No campo Descrição, informe de maneira detalhada o tipo de problema que você está enfrentando. Quanto mais informações você fornecer melhor, pois assim os atendentes poderão saber mais sobre a situação e te ajudar de forma eficiente;
- Caso você tenha imagens ou prints sobre o problema que está correndo, é possível anexar a sua solicitação através do botão Escolher Arquivos;
- Depois que você finalizar a descrição e o upload de arquivos, é só clicar em enviar solicitação.
Agora tudo o que você precisa fazer é aguardar o Ministério da Economia Entrar em contato.
Para maiores explicações assista o video explicativo, passo a passo para solicitar o seguro desemprego .
Conclusão
Enquanto a quarentena durar, os trabalhadores devem dar preferência pelos serviços online do Governo Federal.
Caso você tenha alguma dúvida sobre como solicitar seguro desemprego, entre em contato com a central de atendimento através do telefone 158. As ligações são totalmente gratuitas e podem ser feitas tanto do celular como do telefone fixo. Mas importante, ela tem o valor de uma ligação local.