Muitos brasileiros estão em dúvida sobre como regularizar CPF irregular para conseguir solicitar o auxílio emergencial.E para ajudar os cidadãos, a Receita Federal tem trabalhado para fazer o maior número possível de regularizações, e até mesmo liberou esse tipo de solicitação diretamente pela internet.
Assim, o contribuinte não precisa se arriscar indo em até uma das unidades do órgão para colocar o documento em dia. E nesse post, vamos mostrar?
- Passo a passo de como regularizar CPF online
- Como solicitar o CPF por e-mail?
- E o que fazer se não conseguir regularizar a situação online?
- O que significa CPF irregular e CPF suspenso?
- Conclusão
Passo a passo de como regularizar CPF online
Para evitar aglomerações e garantir que os contribuintes consigam fazer a solicitação do auxílio emergencial o quanto antes, a Receita Federal possibilita que você faça a regularização do CPF suspenso de forma online. Veja abaixo o passo a passo.
- Primeiramente acesse o site da Receita Federal através desse link;
- Em seguida clique na aba de Serviços e depois na opção Cadastros;
- Uma notificação irá aparecer na tela avisando que o contribuinte não precisa ir diretamente em uma agência da Receita Federal para regularizar o CPF;
- Na tela você encontrará algumas opções. Você deve clicar na terceira alternativa que é o pedido de regularização;
- Em seguida você deverá preencher um formulário e enviá-lo através do sistema.
Importante ressaltar que a Receita Federal pode demorar em média até 48 horas para dar uma resposta. Além disso, depois de fazer a regularização do CPF, você deverá fazer novamente o processo de regularização.
Detalhe, a informação de que está tudo ok com o seu documento pode levar até 72 horas para ser transmitida para a Caixa Econômica Federal.
Como solicitar o CPF por e-mail?
Para quem ainda não possui possui esse documento, agora é possível solicitar a emissão dele diretamente por e-mail, mesmo que a pessoa não tenha título de eleitor. Para isso, é necessário a pessoa que não possui o documento envie um e-mail para o endereço correspondente ao estado onde o grupo familiar vive:
Veja abaixo a lista completa de endereços de e-mail:
- Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins o e-mail é [email protected];
- Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia o endereço eletrônico é [email protected];
- Ceará, Maranhão e Piauí o e-mail para envio de solicitação é o [email protected];
- Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco a solicitação deverá ser encaminhada para o e-mail [email protected];
- Bahia e Sergipe o e-mail para envio é o [email protected];
- Minas Gerais o endereço eletrônico de solicitação é o [email protected]
- Espírito Santo e Rio de Janeiro a solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- São Paulo o e-mail é o [email protected];
- Paraná e Santa Catarina o envio deve ser para o endereço eletrônico [email protected];
- Rio Grande do Sul o e-mail é o [email protected]
Documentos necessários
Importante, para fazer a sua solicitação será necessário enviar alguns documentos obrigatórios. Caso contrário, a emissão do CPF não poderá ser feita.
Para maiores de 16 anos é necessário enviar apenas o RG atualizado. No entanto, se a pessoa não estiver com esse documento atualizado, é necessário encaminhar também a Certidão de Casamento ou Nascimento.
Além disso, também são aceitos outros documentos de identificação com foto, desde que estes tenham as seguintes informações: data de nascimento, filiação e naturalidade.
Já no caso de quem é menor de 16 anos, além do RG ou certidão de nascimento do indivíduo que é menor de idade, também é necessário enviar uma cópia do RG da pessoa responsável. No caso de tutores ou guardiões, também é preciso anexar uma cópia digital do termo de tutela/guarda.
Aqui também vale o envio de um documento de identificação com foto, filiação, naturalidade e data de nascimento. Além disso, é preciso enviar uma foto de rosto, pode ser selfie, uma foto da pessoa solicitante ou de seu responsável segurando o documento de identidade ou identificação que mostre a fotografia dele e o número, e também um comprovante de endereço.
Você também pode enviar o Título de eleitor mas no caso esse documento é facultativo.
E o que fazer se não conseguir regularizar a situação pelo site da Receita Federal?
Dependendo do tipo de regularização, é possível que você não consiga através do formulário online. Nesse caso, o ideal é usar o Chat da Receita Federal. Por meio dele, você poderá obter orientações sobre processos mais complexos, como, por exemplo, quando o CPF não tem o nome da mãe no cadastro.
Em último caso, mas apenas depois de não conseguir resolver o problema online, é que você deve procurar uma unidade do órgão. E mesmo assim, o atendimento deve ser previamente agendado, justamente para evitar aglomerações.
Passo a Passo agendar atendimento de regularização CPF na Receita Federal
Para agendar a regularização CPF presencialmente você precisa seguir os passos abaixo:
- Primeiramente acesse esse link;
- Em seguida clique na opção AGENDAR ATENDIMENTO;
- Assinale a opção Li e Concordo no final da mensagem que irá surgir na sua tela;
- Clique em avançar;
- Depois, preencha o formulário que irá aparecer na tela e depois faça a verificação de segurança clicando em NÃO SOU UM ROBÔ;
- Você será redirecionado para uma nova tela onde deverá informar o número do seu celular, seu estado e a unidade para a qual deseja atendimento. Além disso, você também pode ativar o envio de SMS avisando sobre o atendimento um dia antes;
- Clique em Agendar;
- Feche o aviso que irá aparecer na tela;
- Em seguida, vá em Cadastro e na opção de regularização do CPF;
- Clique mais uma vez na opção Avançar;
- Agora uma lista de datas com as vagas irá aparecer na sua tela. Escolha aquela que for melhor para você e que ainda tiver vagas em aberto e depois selecione o horário de atendimento;
- Clique em Agendar.
Pronto, agora um comprovante de agendamento será gerado juntamente com uma senha. Você deve levar esse documento em formato digital ou impresso no dia do atendimento.
Importante, não se atrase pois o sistema do local de atendimento funciona de forma integrada ao site. Ou seja, se a sua senha for chamada e você não estiver no local, não há como chamá-la novamente depois.
O que significa CPF irregular e CPF suspenso?
O resultado CPF irregular ou CPF suspenso indica que existem algum erro no cadastro do cidadão na Receita Federal, ou as informações estão incompletas. Entre os dados mais comuns que faltam ou estão incorretos estão:
- Nome completo;
- Nome da Mãe;
- Data de nascimento
- Título Eleitoral,
Além disso, também é comum que o CPF fique irregular ou suspenso quando a pessoa deixou de votar e não regularizou a situação junto aos órgãos competentes.
Conclusão
Caso você tenha alguma dúvida sobre como regularizar CPF, o ideal é usar um dos canais de atendimento da Receita Federal. Você pode conferir todos os canais disponíveis aqui.