O cartão cidadão é um produto criado para facilitar o contato com benefícios e serviços sociais.
De enorme importância, ele está sendo cada vez mais utilizado como meio de consulta a determinados programas.
Acompanhe nosso conteúdo a seguir e entenda como fazer e como usar o cartão cidadão.
Você ainda pode verificar se possui direito ao documento.
Acompanhe!
O que é o cartão cidadão?
Criado pelo Governo Federal, o cartão cidadão é um documento nominal e particular que dá acesso a informações sobre diferentes benefícios sociais garantidos ao trabalhador por meio da legislação.
De fato, o produto foi criado exatamente como um mecanismo de unificação.
Quando o trabalhador dispõe de um cartão cidadão, não há a necessidade de acessar os canais de pagamento de forma separada.
Você pode consultar o Pis e o FGTS através do mesmo número, por exemplo.
A instituição responsável pela emissão e validação desse cartão é a Caixa Econômica Federal, uma vez que o benefício é caracterizado como um direito social do trabalhador.
O banco media o contato entre instâncias governamentais e o cidadão.
Quem tem direito ao benefício?
Os serviços de consulta aos benefícios sociais do trabalhador podem ser feitos separadamente.
Por isso, na maioria das vezes, o cartão cidadão não é uma necessidade. Entretanto, a agilidade no processo é realmente marcante.
Se você não quer perder tempo com inúmeros acessos a diferentes portais, recomendamos a solicitação do documento.
Antes, é interessante verificar se você tem o direito ao cartão cidadão!
De forma geral, todo trabalhador enquadrado no regime CLT tem o direito à solicitação.
Afinal, as consultas são destinadas à verificação de direitos trabalhistas, não assegurados nos demais tipos de contratação.
Se você possui rendimentos relacionados ao Pis, FGTS provisionado ou abono salarial anual, o cartão cidadão é de extrema utilidade.
O mesmo vale para quem está recebendo o seguro desemprego.
Como solicitar o cartão cidadão?
O cartão cidadão pode ser solicitado pessoalmente, em uma das agências da Caixa, ou através de atendimento telefônico.
O número para o qual você deve ligar é: 0800-726-0207.
Cuidado com os requisitos para identificação e aprovação do seu pedido.
É essencial se identificar para continuar o processo.
Para isso, escolha algum dos documentos a seguir:
- Número NIS
- RG
- CPF
- CNH (atualizada)
- Carteira de trabalho (CPTS)
- Certidão de casamento
Depois, é necessário cadastrar um endereço para que o seu cartão possa ser enviado.
A comprovação de residência deve ser feita através de documentos com CEP.
Fique de olho nos horários de atendimento!
A central para ligações telefônicas funciona das 9h às 19h.
Depois do pedido, o solicitante precisa aguardar no máximo 15 dias úteis para a entrega do documento.
Como usar?
O uso do cartão cidadão requer mais um cadastro, diferente do processo para solicitação.
Dessa vez, tudo pode ser feito pela internet, sem precisar sair de casa.
Primeiramente, é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal. Depois, clique em cadastrar senha e informe o seu número do Pis ou Pasep.
Agora, basta escolher uma senha contendo letras e números, de 6 a 8 caracteres.
Pronto! Com a sua senha em mãos, o acesso às consultas está liberado.
O que pode ser consultado?
Através do cartão do cidadão, você pode consultar o saldo relacionado a benefícios sociais como:
- Abono salarial do Pis;
- FGTS;
- Bolsa família;
- Seguro desemprego.
Nossa dica é ficar atento aos extratos dos benefícios aos quais você tem direito.
Assim, o controle é mais eficiente.
Conclusão: Adquira logo o seu cartão cidadão!
Seja para retirar o seguro desemprego ou para sacar o valor do seu FGTS, o cartão cidadão se mostra de particular utilidade em diferentes contextos.
Por isso, é necessário que todo trabalhador registrado invista em um documento desse tipo.
Os benefícios trabalhistas aos quais o cartão dá acesso são instituídos por lei, facilitando a vida do trabalhador atual.
O cartão cidadão também é um direito consolidado.
Acesse o site da Caixa Econômica Federal ainda hoje e solicite o seu!