Meu INSS

Meu INSS: o que é, como se cadastrar, serviços disponíveis e tudo o que você precisa saber

meu inss

Se você ainda não usou o Meu INSS, saiba que em algum momento vai precisar usar. Isso porque, é por meio dela que os trabalhadores que atuam em regime CLT têm acesso aos serviços da previdência social.

Antes, cada serviço do órgão tinha um site diferente. Mas agora, tudo foi centralizado e os contribuintes precisam entender e usar essa plataforma.

Por isso nesse post vamos mostrar tudo sobre a plataforma Meu INSS. Você verá:

 

Por isso não deixe de ler até o final!

O que é Meu INSS?

Meu INSS é uma central de serviços online criada pelo Governo. O principal objetivo dessa plataforma é oferecer os principais serviços da previdência social, mas de maneira centralizada.

Por meio do portal o cidadão consegue fazer desde agendamentos de atendimento, até verificação de andamento de processo. Dessa forma, ele não precisa se deslocar até uma unidade sem necessidade.

Além disso o Meu INSS também foi criado para desafogar as sedes da Previdência social. Como o órgão precisa atender milhares de pessoas todos os dias, os atendimentos acabam sendo demorados e nem sempre os contribuintes conseguiam resolver seus problemas.

Agora, com essa central de atendimento online, ficou muito mais fácil do trabalhador ter acesso a esses serviços.



Como se cadastrar no Meu INSS?

O Meu INSS é um site de fácil acesso. E para poder acessar todos os serviços disponíveis nessa central, é necessário fazer um cadastro. Ele é rápido e leva apenas alguns minutos.

Mas antes de começar o processo de meu inss cadastro é importante ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho

Isso porque uma série de informações serão solicitadas durante o cadastro. Por conta disso é importante ter esses documentos em mãos.

Passo a passo Meu INSS cadastro

Uma vez que você esteja com eles, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Comece acessando o site Meu INSS;
  2. Ao entrar no site clique na opção CADASTRE-SE. Você será redirecionado para o site GOV.BR, que passou a ser o cadastro único;
  3. Em seguida, Um formulário irá aparecer na tela. Preencha ele com as informações solicitadas;
  4. Faça a verificação de segurança clicando em não sou um robô;
  5. Selecione a opção Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade.;
  6. O próximo passo é responder algumas perguntas relacionadas a trabalhos anteriores. O sistema irá fazer uma pergunta e mostrar algumas alternativas. Clique na correspondente e depois em próxima.
  7. Uma senha inicial irá aparecer. Anote ela e acesse novamente o site do INSS;
  8. Em seguida, clique em entrar e depois em login;
  9. Informe o número do seu CPF e a senha inicial fornecida pelo sistema;
  10. Crie uma nova senha;
  11. Autorize o sistema a ter acesso aos seus dados;

Pronto, você acaba de se cadastrar no Meu INSS. Importante, guarde a sua senha em segurança pois você precisará usá-la sempre que quiser ter acesso a central de serviços.

Além disso, toda vez que você acessar o site também precisará autorizar que o sistema use algumas informações pessoais.

Na hora de se cadastrar é importante preencher todos os dados corretamente e de forma atualizada. Isso porque, caso você perca a senha eles serão utilizados para criar uma nova.

Como recuperar senha Meu INSS?

Com tantos serviços e contas na web é normal que a gente esqueça de senhas importantes. E no caso do Meu INSS, sem ela não é possível ter acesso a nenhum serviço.

Contudo, é possível criar uma nova senha facilmente seguindo os passos abaixo:

    1. Acesse o site do meu inss gov br;
    2. Na tela inicial, clique na opção esqueci senha;
    3. Digite o seu CPF e faça a vericficação de segurança clicando em Não Soou um Robô;
    4. Clique em CONTINUAR;
    5. Escolha uma das alternativas de recuperação. A primeira é por e-mail, onde o sistema irá enviar um link de recadastramento para o endereço cadastrado. A segunda é por SMS onde o sistema irá enviar um número de validação para o seu celular. E o terceiro é através da confirmação de alguns dados pessoais e trabalhistas;
    6. Selecione uma das três e clique em continuar;
    7. Siga as orientações de redefinição e crie uma nova senha;
    8. Anote a nova senha e finalize o processo.

Pronto, agora você já tem uma nova senha. É importante anotar ela em um lugar seguro, de preferência que não seja o seu celular ou computador.



Aplicativo Meu INSS

Além do site, o meu inss app também está disponível por meio de aplicativo para Android e iOS. Por meio dele o cidadão consegue ter os mesmos serviços do portal.

Ou seja, desde o agendamento de atendimentos até o acompanhamento de consultas. No aplicativo também é possível encontrar unidades da previdência social próximas, e até mesmo outros canais de contato do órgão.

Para usar esse app você precisa seguir os passos abaixo:

    1. Entre na app store do seu smartphone.
    2. Procure por Meu INSS;
    3. Toque em instalar;
    4. Aguarde enquanto o app é baixado e instalado;
    5. Abra o menu do seu smartphone e toque o ícone do meu inss entrar;
    6. Em seguida, informe os seus dados de login;
    7. Autorize o aplicativo a acessar suas informações;
    8. Clique em login.

Agora você já pode acessar todos os serviços disponíveis no Meu INSS através do seu smartphone.

Como agendar atendimento no Meu INSS?

Você sabia que por meio do Meu INSS é possível fazer o agendamento de atendimentos? Desde retirada de dúvidas até abertura de solicitações de benefício, você consegue agendar tudo pela plataforma.

E para isso é necessário seguir o passo a passo meu inss agendamento abaixo:

  1. Acesse o site do Meu INSS;
  2. Faça o seu login;
  3. Na barra da esquerda, clique em agendamento/requerimento/
  4. Um formulário irá se abrir;
  5. Escolha o tipo de atendimento desejado;
  6. Em seguida, escolha a unidade em que deseja atendimento, data e horário;
  7. Confirme o atendimento e anote o protocolo.

Pronto, agora você só precisa comparecer no local, data e horários marcados. Além disso, é importante que você leve o seu protocolo e junto também os seus documentos.

Geralmente, ao final do meu inss agendamento o próprio sistema irá indicar quais documentos são necessários levar.

meu inss 2019

Serviços disponíveis no Meu INSS

A plataforma Meu INSS foi criada justamente para trazer mais facilidade para os trabalhadores. Por meio dela, o contribuinte consegue acessar uma série de serviços da previdência social. Entre eles:

Agendamentos/Requerimentos

Para evitar que os contribuintes tenham que enfrentar extensas filas para serem atendidos, o governo permite que você agende atendimentos e faça requerimentos de forma online. É possível escolher a unidade mais próxima, bem como data e horário.

Emissão de Extrato de Pagamento de Benefício

O extrato de pagamento de benefício é um documento de extrema importância para o contribuinte. Isso porque, por meio dele é possível verificar todo o histórico de renda mensal do beneficiário.

Normalmente, esse tipo de documento é exigido na abertura de contas e solicitação de empréstimos.

Solicitação de salário maternidade

Visando dar mais facilidade e comodidade para as mães contribuintes, o Meu INSS também permite que o solário maternidade seja solicitado. As mães podem fazer todo o processo de forma online, caso o cadastro esteja completo e atualizado.

Dessa maneira, elas conseguem receber o beneficio sem dificuldade.

Agendamento de perícia

Mais um dos serviços que os contribuintes podem ter no Meu INSS é o agendamento de perícia. Por meio desse serviço o cidadão pode agendar o atendimento médico para solicitação de benefícios como aposentadoria por invalidez e auxílio doença.

Além disso, ele também pode acompanhar por meio dessa opção, o andamento de um processo de perícia já aberto. Com isso fica muito mais fácil ficar de olho no benefício.

Simulador de aposentadoria

Além disso, por meio do Meu INSS é possível fazer uma simulação de aposentadoria. O sistema conta com uma calculadora oficial que consegue avaliar todos os registros de trabalho e assim indicar quanto tempo de contribuição o cidadão tem, e quanto ainda falta para ele poder se aposentar.

O cidadão também pode conferir as mudanças na aposentadoria no próprio site, tirando assim dúvidas comuns sobre esse assunto.

Esses são apenas alguns dos serviços do Meu INSS. Com ele você terá mais facilidade para solicitar e gerenciar serviços da previdência social, tudo isso sem precisar sair de casa para enfrentar horas de filas nas unidades do órgão.

Conclusão

O Meu INSS é uma plataforma que foi criada para facilitar a vida dos contribuintes. Com ela, é possível ter acesso a uma série de serviços da previdência social.

E agora que você já sabe como usar essa ferramenta, será mais fácil solicitar atendimentos e verificar informações. Tudo isso sem sair de casa.

Gostou de aprender mais sobre o meu inss gov br consulta? Então aproveite para deixar o seu comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu