Por conta da questão pandêmica, muitos aposentados e pensionistas estão em dúvida sobre a prova de vida 2020. Esse processo é realizado anualmente para comprovar que o beneficiário está vivo e assim receber o benefício por mais 12 meses.
Caso a pessoa não faça a comprovação, pode ter o benefício suspenso.
No início do ano uma medida foi divulgada suspendendo a prova de vida por 120 dias. Contudo, em julho uma nova medida saiu, fazendo assim que a comprovação fosse suspensa até o dia 30 de setembro.
No entanto, o Governo não dá qualquer sinal de que irá fazer uma nova prorrogação. Logo, todos os beneficiários que não fizeram a prova entre março e setembro, bem como os nascidos entre outubro e dezembro, precisarão fazer a comprovação.
Por isso nesse post vamos mostrar como fazer a prova de vida 2020.
Como fazer prova de vida?
Para os beneficiários que possuem biometria cadastrada no banco onde recebem o benefício, fazer a prova de vida é muito fácil. Basta ir até uma agência bancária da rede e fazer o processo através do caixa eletrônico (terminal de autoatendimento) com a biometria.
O procedimento não leva mais de alguns minutos e já garante que o beneficiários possam receber os valores.
No entanto, se você não tiver a biometria cadastrada, será necessário comparecer ao balcão de atendimento de uma das agências do banco onde você recebe o benefício para fazer a comprovação. Importante, é necessário levar um documento oficial com foto para comprovar a sua identidade, como o RG, CNH ou carteira de trabalho.
E importante, lembre-se de tomar os seguintes cuidados ao ir até um caixa eletrônico ou agência bancária para fazer a prova de vida:
- Utilize máscara todo tempo;
- Mantenha a distância mínima de 1,5 metros de outras pessoas;
- Evite horários de pico para não ter contato com aglomerações;
- Sempre leve álcool em gel para higienizar as mãos e faça a higienização antes e depois do processo;
- Evite contato com superfícies e outras pessoas.;
- Ao chegar em casa e coloque elas para serem limpas separadamente.
Prova de vida 2020 pelo celular
Uma notícia boa para quem precisa fazer a prova de vida todos os anos é que o Governo iniciou nesse ano um projeto piloto para o processo ser feito totalmente pela internet. De acordo com o site do Governo, a princípio cerca de 500 beneficiários poderão utilizar a inovação tecnológica, que está em fase de testes.
Para a realização do processo via celular, será utilizada a tecnologia de biometria facial. Basicamente, o INSS vai utilizar um banco de dados já existente que inclui dados tanto do Tribunal Superior Eleitoral, como, também, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Ou seja, participarão dessa fase de testes os beneficiários que já possuem título de eleitor ou carteira de motorista atualizados, uma vez que nas solicitações das novas versões dos documentos já é feito o cadastro facial da pessoa.
Importante ressaltar que esse é um projeto piloto, ou seja, em fase de testes.
Ele é feito justamente para que o Governo possa testar o funcionamento e fazer os ajustes necessários no procedimento digital. Somente depois que ele estiver realmente pronto e seguro para todos que ele será liberado para todo o brasil.
O que fazer em caso de dúvidas ou dificuldades para realizar a prova de vida?
Caso você tenha alguma dificuldade em realizar a prova de vida, o melhor a se fazer é entrar em contato com o banco onde você recebe o benefício. Também é possível se deslocar até uma das agências do seu banco, mas sempre seguindo as medidas de segurança por conta da pandemia.
Quer ficar por dentro das últimas notícias sobre benefícios e auxílios? Então não deixe de acompanhar o portal.