Confira o novo calendário saque FGTS aniversário

No ano passado o Governo anunciou o lançamento do saque FGTS aniversário, que tinha como objetivo possibilitar que os brasileiros sacassem parte do fundo de garantia todos os anos.

A liberação do dinheiro já começou, e agora é possível encontrar um novo calendário de saques.

Mas, apesar de ser uma opção anunciada em 2019, muita gente ainda tem dúvidas sobre elas. Por isso, nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.



  • O que é o saque FGTS aniversário?
  • Como Consultar saque FGTS aniversário?
  • Quem pode sacar?
  • Novo calendário saque FGTS aniversário
  • É possível adiantar o saque FGTS aniversário?
  • Como sacar
  • Conclusão

Veja como fazer saque FGTS aniversário

O que é o saque FGTS aniversário?

O saque FGTS aniversário é uma modalidade de utilização do fundo de garantia que permite que o trabalhador pegue parte do fundo de garantia todos os anos. Essa quantia varia conforme o valor acumulado no fundo, e também é composta de uma parcela fixa que também varia conforme esse fator.

Essa alternativa não é obrigatória, e quem quiser fazer esse tipo de saque deve aderir a modalidade comunicando a Caixa Econômica Federal, que é o Banco responsável por administrar os pagamentos.

Como Consultar saque FGTS aniversário?

Consultar FGTS aniversário é muito simples. Você pode fazer isso tanto pelo aplicativo para celular, como, também diretamente pelo celular. E abaixo nós mostramos como fazer a consulta em cada um desses canais.

App

  1. Primeiramente, acesso a loja de apps do seu smartphone e procure por App FGTS;
  2. Toque no ícone do aplicativo e aguarde a instalação;
  3. Se é a sua primeira vez no app, toque em cadastra-se. Se você já é cadastrado, pule para o passo 8;
  4. Em seguida, preencha o formulário que vai aparecer na sua tela;
  5. Agora crie uma senha de seis dígitos;
  6. Depois, faça a verificação de segurança tocando em “Não sou um robô”;
  7. Uma mensagem vai aparecer informando que um e-mail e conformação foi enviado. Vá até o seu e-mail e toque no link de confirmação;
  8. Abra o aplicativo e informe o seu CPF juntamente com sua senha;
  9. Responda as perguntas que irão aparecer na sua tela;
  10. Clique em “Concordar” ao aparecer os termos de uso;
  11. Vá até a aba FGTS

Pronto, agora você já poderá consultar FGTS aniversário. Lembrando que por meio desse app você também pode tirar o extrato do benefício e verificar se o seu empregador está fazendo os depósitos corretamente.

Site

Caso você prefira, também é possível consultar FGTS Caixa. O site também funciona de forma gratuita e é bem fácil de usar.

  1. Primeiramente, acesse o site  www.caixa.gov.br/extrato-fgts que é o portal oficinal de informações do fundo de garantia da Caixa Econômica Federal;
  2. Em seguida, informe o número do seu CPF, ou do seu NIS, que pode ser encontrado diretamente na carteira de trabalho;
  3. Caso você já tenha cadastro, pule para o passo 8, se você ainda não fez o cadastro, clique em Cadastrar/Esqueci a senha;
  4. Agora, clique em aceito quando os termos de uso aparecerem;
  5. Em seguida, preencha o formulário que vai aparecer na tela;
  6. Depois crie uma senha de até 8 dígitos, de preferência que tenha números e letras;
  7. Finalize o processo, você vai voltar para tela de login;
  8. Informe o seu CPF e a sua senha;
  9. Em seguida clique no botão “Acessar”.

Pronto, agora através desse portal você poderá verificar todas as informações referentes ao saque aniversário FGTS. Além disso, nesse portal você também pode ter acesso a informações de outros benefícios, como, por exemplo, o abono salarial.

Quem pode sacar?

Só podem sacar FGTS aniversário os trabalhadores que já aderiram a modalidade. Caso você ainda não faça parte, antes é necessário comunicar a Caixa Econômica Federal.

Importante ressaltar que uma vez que você ingresse nessa opção, não poderá sacar o valor total do fundo de garantia em caso de demissão por justa causa. Apenas os valores rescisórios e a multa poderão ser sacados.

Se você quiser aderir a essa modalidade, é só clicar nesse.

Novo calendário saque FGTS aniversário

Se você quer saber quando o seu dinheiro vai ser liberado, além de consultar o fundo de garantia no site da Caixa Econômica Federal, também é possível conferir o calendário saque FGTS Aniversário. E para te ajudar nós colocamos ele logo abaixo:

Através do calendário acima, os trabalhadores podem saber o mês de liberação dos valores, bem como o prazo para saque.

É possível adiantar o saque FGTS aniversário?

Sim, você pode adiantar o pagamento desse benefício. A medida foi oficializada pelo Conselho Curador do FGTS, visando justamente ajudar a população nesse momento de crise.

Na verdade, o adiantamento vai funcionar como uma espécie de empréstimo. Você vai solicitar o adiantamento, e o dinheiro será liberado. Mas, é importante ressaltar que esse adiantamento, assim como acontece com o 13° salário que é adiantado, vai sofrer a incidência de juros.

Além disso, a modalidade é bem recente, e a Caixa Econômica Federal ainda não definiu como vai funcionar toda a questão operacional do processo.

Por conta disso, todos os trabalhadores que quiserem fazer essa solicitação devem ficar de olho no site da Caixa Econômica Federal. O banco tem até o dia 23 de maio para definir toda a questão operacional da nova modalidade de adiantamento do saque, que vai funcionar como o empréstimo consignado.

Como sacar

Não é mais necessário ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro do FGTS aniversário. O banco criou uma modalidade de saque digital, justamente para otimizar esse processo, pensando na crise atual.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o aplicativo FGTS do banco. Em seguida, verifique se existe algum valor liberado na sua conta.

Se sim, basta solicitar a transferência para uma conta de sua titularidade e então fazer o saque normalmente no caixa eletrônico. Importante, o dinheiro pode demorar até 5 dias para ser transferido e nenhuma taxa é cobrada pela operação.

Conclusão

Caso você tenha alguma dúvida sobre o saque FGTS aniversário, o ideal é entrar no site da Caixa Econômica Federal. Nele você poderá obter todas as informações necessárias sobre o benefício, além de conseguir consultar o saldo do mesmo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu