CNH Digital: Como fazer, para que serve e muito mais

CNH Digital: Como Fazer e Para que Serve

Não quer mais passar a dor de cabeça de esquecer a carteira de habilitação em casa? Então você precisa conhecer a CNH Digital.

Essa versão digital do seu documento de motorista é totalmente gratuita e tem a mesma validade que a física. Assim, você pode ficar mais tranquilo sobre na hora de sair com o automóvel.




E nesse post vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Você verá:

  • Mas afinal o que é CNH Digital?

  • Como fazer a carteira de habilitação digital?
  • Funções do aplicativo CNH Digital
  • Dúvidas sobre a carteira de habilitação digital
  • Conclusão

Mas afinal o que é CNH Digital?

Essa nada mais é que a versão digital da sua carteira de habilitação. Ela foi criada pelo Governo com o objetivo de trazer mais facilidade e tranquilidade para o dia a dia do motorista.

A versão digital tem o mesmo valor jurídico que a sua tradicional. Ou seja, você pode apresentá-la como comprovante de habilitação mas também de identidade.

A única diferença dessa versão é que ela fica disponível no seu celular, de maneira offline. Ou seja, você não precisa de internet para acessar.

O aplicativo no qual você tem acesso ao documento foi criado pela Serpro, que nada mais que a empresa de tecnologia da informação do governo federal. Ela foi desenvolvida a pedido do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como fazer a carteira de habilitação digital?

Para fazer a carteira de habilitação digital é bem simples. O processo é totalmente online e gratuito. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  2. Em seguida, abra o app e toque na opção “Entrar com gov.br”;
  3. Agora você precisará informar o número do seu CPF;
  4. Toque em “Próxima”;
  5. Irá aparecer uma nova janela solicitando a senha e usuário. Caso você ainda não tenha uma conta no Gov.br é só acessar o site, fazer o seu cadastro seguindo todas as orientações do sistema, e depois retornar para o aplicativo e fazer o seu login;
  6. Depois de fazer o seu login você deve selecionar a opção “Habilitação”;
  7. Em seguida toque em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  8. Agora você terá que escolher entre as opções de autenticação para que o sistema possa conferir se você é mesmo o dono do documento. Você pode escolher entre “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran) ou Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran);
  9. Se você escolher a opção de validação facial terá que informar o CEP da sua residência quando a carteira de habilitação foi emitida;
  10. Em seguida será necessário ler o  QR Code e fazer a Validação Facial;
  11. Se tudo for feito corretamente ao final você precisará informar o número do telefone;

Pronto, agora você já pode usar a versão digital da carteira de motorista no seu smartphone




Funções do aplicativo CNH Digital

Uma das grandes vantagens do aplicativo da CNH Digital é que, além de ter a sua carteira de motorista sempre a mão, você ainda poderá acessar várias outras funções, tais como:

Documentação digital

Um dos recursos que você pode aproveitar no aplicativo é baixar o seu CRLV. Para isso é só informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT). Assim você também consegue ter a documentação do carro no seu smartphone.

Consulta de multas

Outra funcionalidade desse aplicativo é que você pode conferir as multas em seu nome. É possível verificar onde ela foi aplicada, o valor e até mesmo a quantidade de pontos que ela desconta da carteira.

Além disso, o Governo está trabalhando com uma atualização para permitir que os motoristas possam fazer o pagamento diretamente no aplicativo, facilitando assim o processo de regularização.

Alerta de recall

Outro recurso muito bacana desse aplicativo é que ele é integrado com as montadoras de carro. Assim, você pode ser notificado sempre que tiver algum recall do seu automóvel.

O aap irá informar todos os detalhes sobre o defeito e já indicar o canal de atendimento que você deve entrar em contato para falar sobre o recall. Assim é possível ter mais segurança e tranquilidade no dia a dia.

Vencimento na CNH digital

Dentro desse mesmo aplicativo você ainda pode conferir quando a CNH está para vencer. Você receberá notificações avisando do prazo e assim já poderá marcar a renovação e evitar problemas por andar com o documento vencido.





O melhor do aplicativo é que você consegue ter acesso a esses recursos e vários outros de maneira totalmente gratuita.

Dúvidas sobre a CNH Digital

Apesar da carteira de habilitação digital existir faz algum tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o documento. E abaixo nós vamos responder algumas das principais:

Eu posso usar a habilitação digital no lugar da impressa?

Sim, a versão tem a mesma validade que a impressa. Contudo, se você ficar sem bateria e não ter o documento para apresentar as autoridades em uma blitz, por exemplo, pode ser multado e ter o carro apreendido.

Todo mundo consegue fazer a carteira digital de habilitação?

Não, na verdade apenas quem teve a carteira de habilitação emitida depois de maio de 2017 é que pode conseguir a versão digital. Isso porque foi nesse ano que o QR Code foi implantando.

Não consegui emitir minha CNH Digital no aplicativo, o que fazer?

Muitas vezes o motorista não consegue emitir a CNH digital por que faltam informações no cadastro do Detran. Por isso, se por algum motivo você não conseguir fazer a sua carteira digital de habilitação, o ideal é que você vá até um dos postos de atendimento do Detran para conferir se seus dados estão corretos ou precisam ser atualizados.

Conclusão

A CNH Digital é uma excelente alternativa para quem deseja ter mais praticidade e facilidade no dia a dia. Então não deixe de fazer a sua. Aproveite e confira também outros posts do nosso blog para saber mais sobre outas facilidades do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu