Site icon Cnd Federal

Tenha Descontos em Atrações Culturais com a ID Jovem!

Que tal ir a vários eventos culturais e até mesmo viajar com desconto ou de graça? É isso que a ID Jovem permite!

Esse é um programa voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos, e que possuem baixa renda (menos de dois salários mínimos). Ele garante uma série de benefícios, incluindo meia-entrada em vários eventos culturais.

Além disso, outra vantagem dessa iniciativa é que ela permite que os jovens viagem em trens e ônibus interestaduais, de graça ou com desconto. E tudo isso está previsto pela Lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015

Como participar do programa ID Jovem?

Para participar do programa ID Jovem, os jovens interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O cadastro deve ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).





 

Importante, na hora de se inscrever no CadÚnico é importante levar os documentos de todos os familiares do grupo familiar. Isso porque esse cadastro também dá direito a uma série de outros benefícios, como o Bolso Família.

Uma vez que você tenha feito o cadastro e ele tenha sido aprovado, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site https://idjovem.juventude.gov.br/;
  2. Em seguida, clique no botão EMITIR IDE JOVEM, localizado no canto superior;
  3. Você será redirecionado para uma nova página onde precisará preencher um formulário. Nele devem constar: Número do NIS, Nome Completo, Nome da mãe e Data de nascimento;
  4. Além disso, também será necessário enviar uma foto. É importante que a foto seja estilo 3×4 e em alta qualidade, assim como é feito com o RG;
  5. Em seguida, clique em gerar ID Jovem.

Pronto, agora é só aguardar o sistema do Governo Federal gerar o documento. Importante , uma vez que ele tenha sido gerado, você precisará acessar o site novamente para validar a ID Jovem.

Para isso, será necessário informar os números que irão aparecer abaixo do QRCode do documento. Outro detalhe é que para que você consiga criar ele, é necessário informar exatamente os mesmos dados que constam no CadÚnico.

Caso a pessoa não consiga fazer a emissão do documento por meio do site o do app para dispositivos móveis, também é possível ir diretamente em uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal.

Nesse caso, também é necessário levar os documentos utilizados no processo de cadastro no CadÚnico.

Benefícios da ID Jovem

A ID Jovem é uma excelente maneira de jovens de baixa rende terem acesso a experiências culturais. Isso porque, esse documento dá acesso a uma série de benefícios. Em shows e apresentações de teatro, por exemplo, o jovem cadastrado só precisará pagar 50% do valor do ingresso.

Já em transportes interestaduais, cada comboio pode dar até duas passagens gratuitas para integrantes da iniciativa. Por isso vale à pena fazer parte dessa iniciativa.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como fazer o CadÚnico ou a ID Jovem, procure o CRAS da sua região. No local você poderá receber todas as orientações sobre o programa.