Site icon Cnd Federal

Créditos Nota Paulista: como se cadastrar, fazer consulta, saque e muito mais!

Os Créditos Nota Paulista são uma ótima alternativa para quem deseja ter um retorno dos impostos pagos ao Estado de São Paulo. De forma simples e prática, você pode garantir um dinheirinho extra, ou até mesmo ter descontos no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Porque se cadastrar nos créditos nota paulista e pedir CPF na nota é importante?

Apesar do programa Nota Paulista existir há mais de uma década, muita gente ainda não se cadastrou ou esquece de pedir CPF na nota (mesmo estando cadastrado).
Acontece que essa iniciativa pode ser vantajosa tanto para o contribuinte como para o Estado! Ao solicitar o CPF na nota você está ajudando o Governo a ter mais controle fiscal, combatendo assim a sonegação de impostos que acaba deixando prejuízos de milhões todos os anos nos caixas públicos.
Além disso, o contribuinte que participa desse programa consegue descontos no IPVA ou pode resgatar parte dos impostos pagos. Ou seja, você consegue um dinheiro extra todos os meses!
E caso você não queira usar os créditos nota paulista no IPVA ou sacar em dinheiro, é possível doá-los para instituições assistenciais. Essa é mais uma maneira de você contribuir com a sociedade, e garantir que ela se torne cada vez melhor para todos!




 

Por isso, se você ainda não usa créditos nota paulista, não perca mais tempo e se cadastre agora mesmo na iniciativa!

Como se cadastrar e ter direito aos créditos nota paulista?

Para ter acesso aos créditos nota paulista, você precisa se cadastrar no programa. O processo é feito em poucos minutos, pelo próprio site da Prefeitura de São Paulo. Confira abaixo.
Você acaba de se cadastrar no programa Nota Fiscal Paulista! A partir de agora basta solicitar o CPF na nota toda vez que fizer alguma compra. Todas suas compras podem gerar créditos, desde alimentos até eletrônicos!

 

Importante, os créditos nota paulista podem demorar alguns meses para serem liberados na sua conta. Isso porque todas as notas são analisadas para que só então seja feito o cálculo.

Como consultar os créditos nota paulista

É muito fácil consultar os créditos nota paulista. O programa conta com um site exclusivo onde é possível acompanhar o registro das notas fiscais, a análise por parte do governo e a contabilização dos valores.
Tudo isso de forma rápida pela internet. Basta você seguir o passo a passo abaixo:
Pronto, você será redirecionado para uma nova tela. Nela, você poderá ver dois tipos de informações.
Na tabela que irá aparecer na página, você poderá verificar os créditos em processo de cálculo. Ou seja, o sistema ainda está calculando e verificando os valores que serão contabilizados.
Já na outra planilha que aparece na tela você poderá ver os valores já liberados.

 

O segundo tipo de informação que é possível conferir nessa página é o registro dos créditos nota paulista. Com esse registro você poderá ver o valor da compra, o estabelecimento, e até mesmo a data!




Como consultar créditos nota paulista  através do app do programa

Você também pode consultar seus créditos nota paulista através do app da Nota Fiscal Paulista. Ele está disponível para dispositivos Android e IOS de forma totalmente gratuita.
Para acessá-lo e conferir os valores liberados, siga o passo a passo abaixo:
Pronto, o app irá indicar os valores liberados para resgate. Lembrando que pelo app você também pode fazer a transferência dos seus créditos, e até mesmo doar os valores para instituições assistenciais.
Fonte: Boxed Water Is Better do Unsplash

 

Além disso, você também pode consultar as suas compras! Dessa forma, fica ainda mais fácil ter controle financeiro sobre as suas despesas!

Como sacar os créditos nota paulista?

Agora que você já sabe como consultar os créditos nota paulista, deve estar se perguntando como sacar os valores, caso não queira abater eles do IPVA ou fazer doações. Para sacar esse dinheiro, você precisa transferir os seus créditos para uma conta corrente.
Importante, os créditos nota paulista são transferidos para contas correntes.
Tendo em mente esse requisito, para sacar os créditos nota paulista basta seguir o passo a passo abaixo:

 

Dois detalhes importantes sobre os créditos nota paulista. Para sacar em dinheiro, você precisa ter no mínimo R$ 25 liberados na sua conta. Além disso, os valores podem demorar até 20 dias úteis para cair na sua conta.

Como usar os créditos nota paulista para pagar o IPVA?

Você também pode usar os créditos nota paulista para pagar o seu IPVA. Contudo, existem algumas regras para quem deseja usar os valores no abatimento do posto.
Primeiramente, os créditos e o veículo precisam estar em nome do mesmo CPF. Não é possível usar valores de um CPF para abater o IPVA de um veículo em nome de outro.
Além disso, nesse caso o abatimento só pode ser feito em Outubro, para o imposto do próximo ano. Ou seja, quem faz o abatimento em 2019, terá o desconto no tributo em 2020.
Veja abaixo como usar os créditos nota paulista para pagar o IPVA:

 

Viu como é fácil usar os créditos nota paulista para pagar seu IPVA? Em poucos minutos você já pode quitar o tributo e garantir a regularidade do seu veículo.

Mudanças no recebimento dos créditos nota paulista

Até 2018, os créditos nota paulista podiam ser sacadas apenas semestralmente. Ou seja, a cada seis meses.
Contudo, desde janeiro de 2019 o governo do Estado de São Paulo mudou o sistema de saques. Agora os consumidores, tanto pessoas físicas, quanto instituições assistenciais e condomínios podem sacar os valores mensalmente.
A medida da Secretaria da Fazenda e Planejamento, vem junto com um pacote de modernização do programa que já existe desde 2007. Apenas em janeiro de 2019 foram disponibilizados R$ 20,5 milhões em créditos.
Esses valores são referentes as compras e doações feitas em julho de 2018. Ou seja, se você ainda não consultou os seus créditos nota paulista é bom dar uma olhada no site do programa!

 

Os valores acumulados já foram liberados, assim como os demais mensalmente.

Conclusão

Os créditos nota paulista são uma excelente alternativa para quem deseja receber parte dos impostos de volta. Através desse programa, você consegue receber descontos em impostos, ou sacar o dinheiro.
Além disso, você também pode contribuir com instituições de assistência doando as suas notas fiscais. Isso sem contar que essa é uma excelente forma de você fazer o papel de cidadão, ajudando o Governo Federal a combater a sonegação de tributos!
Então, não deixe de ficar de olho nos seus créditos nota paulista! Ficou com alguma dúvida? Deixe ela nos comentários!!!