Site icon Cnd Federal

Como consultar e cadastrar no Cadastro Único

Muitos brasileiros querem saber cadastrar no Cadastro Único. Afinal de contas, além de possibilitar que a pessoa receba o auxílio emergencial, essa inscrição também dá direito a outros benefícios.
Por isso, nesse artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre cadastro único 2020 como fazer. Você verá nesse post:



Então não deixe de ler até o final e saiba tudo sobre a inscrição e também sobre o cadastro único NIS Consulta

Passo a passo de como cadastrar no Cadastro Único

O passo a passo de como se cadastrar no cadúnico é bem simples. Na verdade, geralmente a administração de cada município consegue identificar as famílias que vivem em estado de pobreza, extrema pobreza ou que são baixa renda e vai diretamente na casa do grupo familiar fazer a inscrição.

Contudo, se você acredita que tem os requisitos necessários para ingressar no cadastro, pode se inscrever por conta própria

Veja abaixo o passo a passo de como cadastrar no cadastro único:

  1. Primeiramente, procure a assistência social, o  Centro de Referência em Assistência Social, conhecidos como CRAS ou o departamento responsável cadúnico cadastro na sua região, já com toda a documentação em mãos;
  2. Em seguida, você precisará preencher um formulário com os dados de toda a família. Importante, a pessoa que faz a inscrição se torna a Responsável pela Unidade Familiar (RF). Ou seja, ela que ficará encarregada de atualizar o cadastro.
  3. Todo o processo leva cerca de 60 minutos, dependendo da demanda de cada região. Além disso, é importante ressaltar que fazer o cadastro no Cadúnico não é garantia de aprovação em benefícios sociais. Isso porque o Governo analisa periodicamente as famílias cadastradas para decidir quais receberão suporte.

Agora que você sabe como se cadastrar no cadastro único,  é importante entender alguns aspectos dessa inscrição. A pessoa que será a RF do grupo familiar precisa ter ser obrigatoriamente da família e morar na mesma casa que os demais membros.

Além disso, a pessoa precisa ter mais de 16 anos e deverá apresentar no mento da inscrição o Título de eleitor e o CPF.



Documentação necessária

Na hora de fazer cadastro Cadúnico, você deverá apresentar ao menos UM dos documentos abaixo de cada membro do grupo familiar que resida na casa:

Além disso, é interessante já levar um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, água, telefone entre outras, e também a comprovação de renda do grupo familiar.

Comprovante de endereço é um bom complemento para ajudar.

Como saber se estou no cadastro único?

Você acha que já fez o cadastro no Cadúnico, ou fez e não sabe se ele ainda está ativo? Pois sabe que é possível cadastro único consultar sem sair de casa.

Veja abaixo como:

Site

O Governo disponibiliza o site Meu CadÚnico para as pessoas consultarem se estão ou não inscritas nesse banco de dados. Confira abaixo o passo a passo para consular.

  1. Em primeiro lugar, acesse esse link;
  2. Você será redirecionado diretamente para a página de consulta do Meu CadÚnico.
  3. Em seguida, digite os dados pessoais solicitados no formulário que irá aparecer na sua tela;
  4. Clique na opção “Emitir Certidão”;

Pronto, uma nova página irá aparecer na tela do seu comportador. Nela, você poderá verificar se está no CadÚnico ou não.

Detalhe, o sistema recomenda que você tente várias versões do seu nome. Isso porque, no momento da inscrição o RF pode ter informado ele de forma abreviada, por exemplo, e apenas pesquisando o nome completo como está no cadastro é que o sistema irá mostrar o resultado.

Além disso, por conta do grande volume de acessos o site tem apresentado instabilidade, ficando fora do ar em vários momentos do dia. Por isso, se você não conseguir consultar da primeira vez, tente de novo mais tarde.

Aplicativo

Mais uma das maneira de como saber se estou no cadastro único é através do aplicativo Meu CadÚnico.

Essa ferramenta está disponível para dispositivos Android e iOS de forma totalmente gratuita.

Confira abaixo o passo a passo para consultar:

  1. Em primeiro lugar entre na loja de apps do seu dispositivo e busque por  MEU CADÚNICO;
  2. Em seguida, toque em instalar e aguarde enquanto o seu celular o faz o download e instalação;
  3. Agora, vá até o menu do aparelho e toque no ícone do app e depois em  ‘entrar’;
  4. Depois, preencha o formulário que irá aparecer na tela do dispositivo com as suas informações pessoais;
  5. Em seguida toque em emitir certidão.

Assim como no site uma janela irá se abrir mostrando se você está ou não cadastrado.




Mas, como no próprio site, aqui você também pode ter que testar várias versões do seu nome até acertar aquela informada pelo RF no momento do cadastro.

Consulta telefônica

Se você não conseguir consultar o CadÚnico pelo site ou aplicativo, você pode entrar em contato diretamente  com o  ministério de desenvolvimento.

Nesse canal de atendimento, além da consulta do cadastro único, você também poderá tirar dúvidas sobre a inscrição e até mesmo sobre programas sociais que o Governo Social mantém.

Para consultar cadúnico pelo telefone é só ligar para o número  0800 707 2003. Importante, tenha em mãos os seus documentos, pois, várias informações poderão ser solicitadas durante o processo.

Detalhe, você precisa ligar de um telefone fixo, mas em compensação s ligação é tolamente gratuita

O canal de atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 19h e  nos finais de semana das
10h às 16h.

Além disso, importante ressaltar que o site, o app e esse telefone são voltados apenas para consulta, não há como se cadastrar no cadastro único através deles, apenas presencialmente.

Para maiores explicações assista o video explicativo abaixo e se inscreva em nosso canal no youtube para receber mais informações atualizadas.

Conclusão

Agora que você já sabe como se cadastrar no Cadastro Único, e também como consultar CadÚnico, não deixe de ficar de olho no seu cadastro. Importante, dependendo do Município o processo de inscrição precisa de agendamento. Então o melhor  é ligar para a prefeitura de sua cidade e se informar.