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Carteira de trabalho

A carteira de trabalho é um documento essencial para quem pretende ingressar no mercado de emprego formal.

Nela, ficam registradas todas as suas ocupações e detalhes sobre o cargo exercido.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a solicitação da primeira carteira de trabalho.

Acompanhe o conteúdo abaixo e veja como o processo pode ser simples!

 

Para que serve a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social serve para uma série de garantias em regime de trabalho CLT.

Primeiramente, essa é uma maneira de garantir um vínculo empregatício com a empresa.

É através desse contrato que o trabalhador tem acesso a todos os benefícios trabalhistas, como o seguro desemprego ou 13o salário.

Afinal, a carteira é um registro oficial de atuação em uma organização.

Alguns detalhes referentes ao contrato do trabalhador estão contidos na carteira de trabalho.

O período de contratação, o cargo e o salário são exemplos importantes.

Por que a carteira de trabalho é importante?

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes do cidadão, pois serve para identificar todas as ocupações no mercado de emprego já obtidas pela pessoa.

É, também, uma maneira de respaldar afirmações contidas no currículo do profissional.

Quando há a possibilidade de novas contratações, as empresas precisam saber qual foi o cargo do candidato em períodos anteriores.

Esse é um critério bastante usado para definir quem ingressa em uma companhia através de processo seletivo.

Um candidato não pode começar a atuar formalmente sem a carteira assinada.

Essa é uma obrigação legislativa: o empregador deve assinar a carteira em até 48 horas após a admissão.

Por lei, deve estar na sua carteira: data da admissão, remuneração do cargo e qualquer condição especial de trabalho acordada com o empregador.

Não é apenas para comprovação que serve a carteira de trabalho.

Como pontuamos, esse é o documento mais importante para atestar o direito a benefícios sociais atrelados ao regime CLT.

Como fazer a carteira de trabalho?

Agora que você já percebeu a importância da carteira de trabalho, é necessário compreender como se dá o processo de solicitação.

A carteira de trabalho pode ser feita em diferentes locais.

Um dos mais conhecidos é o Poupatempo, chamado também de Casa do Cidadão ou Ganha Tempo em outras regiões do país.

Algumas alternativas são: Postos de Atendimento ao Trabalhador, sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou Gerência Regional do Trabalho.

É necessário verificar o agendamento de horários nesses locais, para a rápida produção da sua carteira.

No Poupatempo, por exemplo, há a necessidade de escolher um horário para comparecer à unidade próxima de sua residência.

O documento é feito na hora, sem precisar comparecer mais de uma vez ao local.

Essa é uma das grandes vantagens da praticidade na hora de retirar a sua carteira de trabalho.

Quais são os documentos necessários?

Não se esqueça de separar os documentos necessários para retirar a sua carteira de trabalho.

Assim, você evita perder tempo e ter que retornar ao local!

No caso da primeira via, os documentos solicitados são:

Os documentos de identificação não se restringem ao RG, apesar de ser o mais comum.

Você também pode levar CNH, Certidão de Nascimento ou Casamento e Certificado de Reservista, para homens.

Vale citar que o solicitante precisa atender a requisitos para poder fazer uma carteira de trabalho.

É obrigatório ter mais de 14 anos de idade e ser brasileiro.

Conclusão: Adquira já sua carteira de trabalho!

Agora você já sabe como a carteira de trabalho é um documento importante, e quais são as maneiras de retirar o seu.

Nossa dica é não deixar para mais tarde, ou você corre o risco de perder uma boa vaga de emprego por não possuir esse requisito.

Agende um horário em qualquer posto de atendimento ou instituição, de acordo com as alternativas citadas.

Não se esqueça de verificar os documentos!