Trabalhadores Domésticos Podem Sacar o FGTS de Modo Emergencial
Foto de JESHOOTS.COM no Unsplash.

Trabalhadores Domésticos Podem Sacar o FGTS de Modo Emergencial

Os trabalhadores domésticos que atuam com carteira assinada também poderão sacar o FGTS de forma emergencial. As regras são as mesmas para os outros grupos de empregados.

Atualmente, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), são mais de 2 milhões de empregados domésticos assinados.

Trabalhador Doméstico
Foto de JESHOOTS.COM no Unsplash.

 

O saque terá o valor máximo de R$ 500 por conta. Seja ela ativa ou inativa. Logo, se o empregado doméstico tiver três contas ativa, poderá sacar R$ 500 de cada uma.

Recolhimento obrigatório para trabalhadores domésticos

Desde o ano de 2015 os trabalhadores domésticos passaram a estar no grupo de profissões onde a contribuição é obrigatória. Essa regra passou a entrar em vigor graças a criação da Lei das Domésticas.



Foi a partir dessa lei que as empregadas domésticas passaram a ter todos os direitos trabalhistas dos demais grupo. Com isso, muitos trabalhadores foram registrados por seus patrões, tendo assim mais segurança.

 

Contudo, segundo o Pnad, cerca de 4,2 milhões de empregados domésticos ainda não atuam com carteira registrada. O que é um grande problema é que com isso, esses trabalhadores não possuem nenhum dos direitos da CLT.

Por conta disso é importante ter o registro em carteira.

Como consultar saldo FGTS?

Antes de ir até o banco sacar o FGTS, é importante que o contribuinte faça a consulta antes. Isso porque o calendário de liberação irá variar conforme o aniversário do trabalhador.

Veja abaixo o passo a passo de como consultar o saldo disponível.

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Clique em Saiba Mais na opção FGTS;
  3. Clique em Acesse Aqui e Consulte;
  4. Digite o número do seu CPF ou do NIS;
  5. Digite a sua data de nascimento;
  6. Faça a verificação de segurança clicando em Não sou um Robô;
  7. Clique em continuar;
  8. O sistema irá pedir a senha de autenticação; caso você não tenha ou não se lembre, clique em Cadastrar/Esqueci a senha;
  9. Digite novamente o número do seu CPF ou NIS e depois clique de novo na opção cadastrar/esqueci a senha;
  10. Uma tela irá aparecer e você precisará aceitar os termos e condições;
  11. Caso você não tenha uma senha cadastrada, será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais, e depois criar uma senha de 8 dígitos. Se você já tiver uma senha e não se lembrar, é só informar os dados solicitados pelo sistema para criar uma nova;
  12. Uma vez que a senha tenha sido criada é só voltar para o site da Caixa e digitar o seu CPF ou PIS e a senha;
  13. Clique em Não Sou um Robô e depois em acessar.
  14. Vá até a aba de extrato do FGTS.

Pronto, agora você poderá ver o saldo disponível.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre como sacar o FGTS, basta entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pela Central de Atendimento, no telefone 0800 726 0101. Se preferir, também é possível ir diretamente em uma das agências bancárias da rede para obter mais informais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu