Saque PIS: Pagamentos das Cotas Começam a ser Liberados para não Correntistas da Caixa
Foto: Reprodução/Google.

Saque PIS: Pagamentos das Cotas Começam a ser Liberados para não Correntistas da Caixa

Começou no dia 2 de setembro a liberação do saque PIS para cotistas que não são correntistas da Caixa Econômica Federal, e que tenham menos de 60 anos de idade. Importante, essas costas não são o abono salarial.

Saque Pis
Foto: Reprodução/Google.

Na verdade, elas são referentes ao fundo dos trabalhadores que trabalharam de registrados entre os nãos de 1971 e 1988.  O valor referente a esses anos de trabalho é pago uma única vez. Ou seja, uma vez que você saque, terá o seu saldo zerado.

Até algum tempo atrás essas cotas só eram liberadas para quem já tinha mais de 60 anos de idade. Contudo, agora quem tem menos que essa faixa etária também pode fazer o saque PIS.

Como o saque PIS funciona?

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal terá o dinheiro depositado diretamente na conta. Quem não tem conta no Banco poderá usar o cartão do cidadão.

Assim será possível sacar nas agências bancárias, lotéricas, terminais de Autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui.

Se por ventura o beneficiário tiver falecido, os dependentes poderão sacar as cotas, desde que apresentem a certidão de dependente do INSS.

Além disso, se você não tiver conta na Caixa Econômica Federal nem cartão do cidadão, também é possível sacar diretamente no balcão de atendimento. Para isso, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, além do número do PIS.




 

O número do PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho e também no extrato do FGTS. Mas importante, o ideal é consultar o valor disponível antes de sacar, pois muitas agências limitam o valor a ser sacado no balcão de atendimento.

Como ver o saldo das costas PIS?

Para verificar o saldo PIS é necessário consultar o site da Caixa Econômica Federal por meio do link www.caixa.gov.br/cotaspis. Veja como no passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site caixa.gov.br/cotaspis;
  2. Informe o seu NIS ou CPF;
  3. Caso você não tenha senha, clique em “esqueci a senha”. Será necessário preencher um formulário, e depois criar uma senha de até 8 dígitos. Para quem já tem essa senha, é só informa-la e depois clicar em Acessar;
  4. Vá até a aba PIS.

O próprio sistema irá mostrar se existe algum saldo disponível e quando será possível sacar.

Além disso, a Caixa Econômica Federal também disponibiliza outros canais para o cidadão fazer a consulta. Um deles é o APP Caixa Trabalhador.

Nele é possível consultar informações sobre o PIS, bem como ter acesso a vários outros serviços. Ele está disponível de forma totalmente gratuita para dispositivos Android e IOS.



Nesse caso também será necessário fazer o seu login informando o NIS ou CPF, bem como a senha de internet. Além disso, com o próprio cartão do cidadão é possível consultar cotas PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal.

Se você tiver alguma outra dúvida sobre o Saque PIS, entre em contato diretamente com a Central de Atendimento do Banco, através do número 0800 726 0101.

Deixe uma resposta

Fechar Menu