Saque imediato FGTS 2020: Como sacar durante a quarentena de Coronavírus

O prazo para realizar o saque imediato FGTS 2020 está acabando. Os contribuintes tem até o dia 31 de março para sacar os valores. Caso contrário, eles serão devolvidos para as contas do fundo de garantia.

Saque imediato FGTS termina em 31 de março.

Até o momento o Governo Federal não deu sinais de que irá estender o prazo. E com toda a situação que o coronavírus está provocando, esse dinheiro pode fazer toda a diferença.

No entanto, é importante lembrar que no momento atual, as pessoas devem se isolar ao máximo para evitar o contágio do COVID-19. Além disso, é preciso lembrar que muitas agências bancárias estão fechadas ou funcionando em horário reduzido por conta da quarentena.




Por isso, nesse post vamos mostrar como você pode sacar o Saque imediato FGTS 2020 de forma mais segura e tranquila, bem como outras informações sobre possíveis novos saques.

  • Quem pode sacar?
  • Evite sair de casa, faça o saque digital
  • Governo estuda liberar novos saques por conta do Coronavírus;
  • Dois projetos de liberação do FGTS em processo de estudos;
  • Conclusão

Quem pode sacar?

O saque imediato está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada que possuam valores em contas ativas e inativas. O limite é de até R$ 500 por conta para quem tem um valor superior a um salário mínimo no fundo de garantia.

Já quem tem menos de um salário mínimo no FGTS pode sacar até R$ 994.

Se você não sabe se tem direito a sacar, ou até mesmo o valor disponível, você pode fazer uma consulta diretamente no site da Caixa Econômica Federal e em outros canais. Então, confira o nosso post “Consultar FGTS: Tudo o que você precisa saber” e aprenda o passo a passo para fazer consulta saque imediato nos canais disponíveis.



Evite sair de casa, faça o saque digital

O saque digital foi lançado em fevereiro de 2020 pela Caixa Econômica Federal, e é alternativa perfeita para quem deseja sacar o dinheiro do fundo de garantia que está disponível até o final de março, mas, sem sair de casa. Isso porque, através do aplicativo Caixa Trabalhador, é possível solicitar e já transferir os valores.

O app está disponível para dispositivos Android e iOS  de forma totalmente gratuita. Nele, você consegue consultar os valores disponíveis para saque, datas de liberação, agências mais próximas, e, claro, o saque digital.

Para fazer esse saque, primeiramente você precisa baixar o aplicativo no seu celular. Para isso basta procurar por Caixa Trabalhador na loja de aplicativos do seu aparelho.

Em seguida, depois de baixar e instalar o aplicativo, é só fazer o login na plataforma. No nosso post sobre consulta, que citamos anteriormente, você também pode conferir o passo a passo para se cadastrar e assim fazer consulta.

Depois, é só solicitar o saque digita. Você poderá indicar uma conta da Caixa Econômica Federal ou de outra instituição financeira para onde deseja que os valores sejam transferidos. A transferência é feita sem a cobrança de qualquer valor. Além disso, é sempre importante lembrar que quem já é correntista e tem a conta do FGTS atrelada a corrente tem os depósitos do fundo de garantia feitos automaticamente.

Outra vantagem dessa nova modalidade lançada pela Caixa é que ela permite outros tipos de solicitações de saque, e não apenas o imediato. O usuário pode fazer o upload de documentos , bem como acompanhar as etapas de solicitação.

Assim que os valores são liberados, ele é notificado diretamente no aplicativo. Por isso vale à pena contar com esse app no celular, principalmente em um momento de crise como esse onde não é possível ir agências e lotéricas efetuar o saque.



Governo estuda liberar novos saques por conta do Coronavírus

O Governo já está estudando liberar novos saques imediatos. De acordo com os debates dos políticos que veem avaliando a proposta, o fato da pandemia ter sido instaurada no mundo todo, e de muitos lugares do Brasil já estarem em quarentena total, são sinais de calamidade pública.

E essa é uma das situações previstas em lei para disponibilização do valor total do fundo de garantia para os trabalhadores. No entanto, até o momento nada foi aprovado, uma vez que é necessário avaliar o impacto que isso pode gerar nos cofres públicos.

Muita gente não sabe, mas o fundo de garantia é utilizado para manter uma série de serviços e programas enquanto não é usado pelos trabalhadores.

Dois projetos de liberação do FGTS em processo de estudos

Atualmente, existem dois projetos de lei em processo de estudo. O primeiro deles é a PL 647/20 de autoria do deputado Vinicius Poit (Novo-SP).

Atualmente uma das modalidades de saque do fundo permite que o trabalhador faça isso quando o Governo Federal declarar situação de emergência ou estado de calamidade pública. A proposta prevê que essa liberação também ocorra para casos de pandemia reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Caso essa proposta seja provada, o valor integral do fundo de garantia deve ser liberado imediatamente para todos os trabalhadores de carteira assinada. Isso porque a entidade já declarou estado de Pandemia por conta do COVID-19.

A segunda proposta é a PL 714/20. Nesse caso, ela propõe o saque emergencial de valores do FGTS. Os saques deveriam ser liberados até o dia 30 de abril justamente por conta da pandeia e pelo fato de muitos trabalhadores terem o risco de ficar sem qualquer tipo de fonte de renda nos próximos meses, uma vez que muitos comércios estão parando e apenas serviços essenciais estão sendo mantidos.

De acordo com a proposta que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados, os valores a serem sacados não devem ultrapassar o teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social  estabelecido para 2020.

A autora do projeto é a  deputada Patrícia Ferraz (Pode-AP). Ainda de acordo com a PL, a liberação deve ocorrer  conforme cronograma estabelecido pela União. Mas, é importante ressaltar que os dois projetos ainda estão em fase de análise.

Então o melhor é ficar ligado aqui no portal para saber se eles realmente serão liberados.

Conclusão

Não deixe de fazer o seu saque imediato FGTS 2020. Aproveite que é possível transferir diretamente para a sua conta evitando assim sair da quarentena.

Deixe uma resposta

Fechar Menu