Receita Federal Libera Mais um lote do Imposto de Renda 2019

Receita Federal Libera Mais um lote do Imposto de Renda 2019

A Receita Federal irá liberar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. As consultas já podem ser feitas a partir de quinta-feira (08), e o depósito estará disponível a partir do dia 15 de agosto.

Restituição do IR

Esse lote estará disponível para pessoas físicas que fizeram a declaração do IR até 6 de abril, e que não tiveram nenhum tipo de inconsistência nos dados. Além disso, também poderão receber os valores quem caiu na malha fina do órgão entre 2008 e 2018, mas, que fez a retificação de informações.

Valores recebidos até o momento

A Receita Federal já liberou dois lotes da restituição do Imposto de Renda 2019. O primeiro, que foi depositado no mês de junho, totalizou R$ 5,1 bilhões.

Ele foi liberado para idosos, deficientes e professores.

Já o segundo lote foi liberado no mês de julho e totalizou foi de R$ 5 bilhões.

Como consultar restituição do Imposto de Renda 2019?

Para consultar os valores da restituição do Imposto de Renda 2019, basta acessar o site da Receita Federal. Nele, será necessário informar sua data de nascimento e o CPF.

Além disso, você também pode consultar os valores através do APP do órgão. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.

Você ainda pode ligar para o 146, que é o Receitafone, canal de atendimento telefônico da Receita Federal.

Como receber a restituição do Imposto de Renda?

Receber a restituição do Imposto de Renda 2019 é bem simples. Os valores são depositados conforme a liberação dos lotes, diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte durante a transmissão da declaração.

Se por ventura o dinheiro não cair conforme as datas divulgadas pela Receita Federal, é necessário que a pessoa vá diretamente em uma agência bancária do Banco do Brasil. Também é possível obter informações através dos telefones de contado da instituição financeira, 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Importante! Os valores referentes a restituição do imposto de renda só ficam disponíveis por um ano na conta do contribuinte. Por isso, não deixe de consultar e verificar se você possui valores para sacar.

Calendário de restituição do IR

Uma das maneiras mais fácil de saber quando os lotes da restituição do imposto de renda 2019 é através do calendário de restituição IR. Ele é liberado todos os anos pela Receita Federal, justamente para que os contribuintes possam se programar.

Confira abaixo a tabela desse ano.

tabela IR

Na primeira coloca você poderá identificar a numeração do lote. Na segunda, é possível ver a data de liberação dos valores, e na terceira a remuneração SELIC.

Para quem não sabe, a taxa Selic é utilizada pela Receita Federal para corrigir as restituições. Ou seja, os valores liberados são calculados com base nessa taxa, e os rendimentos referentes a ele acrescentados.

Portanto, quem recebe por último a restituição acaba tendo um rendimento maior!

Qualquer dúvida que você tenha sobre a restituição do imposto de renda 2019, é só entrar em contato com a Receita Federal, pelo site ou pelo 146.

Deixe uma resposta

Fechar Menu