Quer fazer a revisão da aposentadoria? Então peça antes da reforma da previdência

Quer fazer a revisão da aposentadoria? Então peça antes da reforma da previdência

Se você está querendo fazer a revisão da aposentadoria, é melhor se apressar. Isso porque a nova reforma da previdência pode deixar esse processo ainda mais burocrático e demorado.

REvisão Previdencia

Uma das maiores mudanças que pode acabar dificultando ainda mais esse processo são as novas interpretações do INSS. Com as alterações na previdência social, o INSS não irá mais considerar os chamados “períodos fictícios” como tempo de contribuição.

O grande problema dessa questão é que essa nova regra abre margem para períodos realmente trabalhados não serem considerados. Isso porque, se as empresas não repassam as informações do trabalhador para o Governo, é como se ele nunca tivesse trabalhado.

O Governo não afirmou ainda se essa restrição realmente vai existir. Contudo, se você quer pedir a revisão da aposentadoria é melhor correr para garantir que o pedido seja feito antes da aprovação da reforma da previdência.

Como solicitar uma revisão da aposentadoria?

Antes, para solicitar a revisão da aposentadoria o beneficiário precisava ir até uma das unidades do INSS e fazer o pedido. Contudo, agora isso é possível através da internet.

Isso porque o órgão conta com um portal, o Meu INSS, que centraliza uma série de serviços. para fazer o agendamento é necessário ter cadastro no site. E você pode fazer o seu seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site meu INSS;
  2. Clique em entrar e depois em login;
  3. Clique em criar uma nova conta;
  4. Informe os dados solicitados no formulário que irá aparecer;
  5. Em seguida responda ao questionário rápido que irá aparecer;
  6. O sistema irá criar uma senha temporária. Anote ela;
  7. Acesse novamente o Meu INSS;
  8. Clique em entrar e depois em login;
  9. Informe o seu CPF e a sua senha temporária;
  10. Crie uma senha definitiva;
  11. Autorize o uso das suas informações;
  12. Clique na alternativa AGENDAMENTOS / REQUERIMENTOS;
  13. Clique em novo requerimento;
  14. No campo de busca digite REVISÃO e clique na opção correspondente;
  15. Clique em avançar;
  16. Caso tenha algum documento que possa ajudar no processo, anexe ele via PDF;
  17. Confirme o requerimento.

Pronto, você já solicitou a revisão da aposentadoria. Agora é só acompanhar o andamento do seu pedido pelo site do FGTS.

Uma coisa importante é que esse tipo de processo não é garantia que o seu benefício vai realmente aumentar. Na verdade, se o INSS pode diminuir o valor e em alguns casos até mesmo suspender, principalmente por conta do pente fino da aposentadoria por invalidez.

Por conta disso é preciso avaliar com calma se realmente vale à pena. Se a resposta é sim, o ideal é correr para que o processo possa ser analisado antes da reforma da previdência.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como solicitar revisão da aposentadoria, é só procurar uma das unidades do INSS. Além disso, é indicado procurar um advogado especializado em leis trabalhistas, uma vez que é muito comum a necessidade de entrar com ações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu