Ônibus de São Paulo passam a aceitar cartões de débito, crédito e pré-pago

Ônibus de São Paulo passam a aceitar cartões de débito, crédito e pré-pago

Quem utiliza os Ônibus de São Paulo terá uma nova facilidade. A partir de 16 de setembro, os paulistanos terão a alternativa de pagar a passagem usando cartão de débito, crédito ou pré-pago.

onibus sp

Para que sejam aceitos, os cartões precisam ter a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC – sigla em inglês para Near Field Communication), que já é muito comum nos dias de de hoje.

Além disso, também serão aceitos dispositivos móveis que usem essa tecnologia, como relógios e pulseiras.

Como irá funcionar a nova proposta dos Ônibus de São Paulo?

O projeto de modernização, a princípio, vai aceitar as bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Além disso, cerca de 200 veículos de 12 irão aceitar essa nova forma de pagamento.

A escolha de quais linhas iriam ter essa opção em um primeiro momento se deu para atender as regiões da cidade, bem como aquelas que atendem os turistas.



 

Essa nova tecnologia que passará a funcionar a partir de semana que vem funciona de forma parecida com a do bilhete único, onde o cidadão precisa aproximar seu cartão do leitor. No caso do pagamento das passagens dos Ônibus de São Paulo, as catracas terão um leitor novo que irá aceitar os novos meios de pagamento.

Apesar do preço da passagem continuar com o mesmo preço, quem usar esse tipo de meio de pagamento não poderá fazer integração. Esse continua um direito de quem usa o bilhete único.

Para o secretário de Mobilidade e Transportes, esse projeto vai ajudar o transporte da cidade, principalmente de turistas. Isso porque será possível pagar com cartão ao invés de dinheiro. Inclusive, serão aceitos cartões internacionais.

Além disso, ele também afirmou que essa mudança nos meios de pagamento dos Ônibus de São Paulo não terá custos para a prefeitura da cidade. Essa é uma iniciativa das próprias bandeiras.

Quais são os cartões que serão aceitos nos Ônibus de São Paulo?

Os cartões que ainda usam CHIP ou Tarja não serão aceitos. Apenas os novos modelos com tecnologia NFC, que serão aceitos.

Além disso, quem possui smartphone com essa tecnologia, poderá fazer o pagamento através dos apps Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Para isso, o usuário precisará ter os cartões já cadastrados nos aplicativos.

Como fica a questão dos cobradores?

Uma das dúvidas em relação a modernização dos meios de pagamento dos Ônibus de São Paulo é sobre a questão dos cobradores. Segundo o secretário, hoje menos de 5% das passagens são pagas em dinheiro. Por conta disso existe uma necessidade de modernizar o funcionamento dos pagamentos.

Contudo, ele garantiu que não haverão demissões em massa. Segundo ele, o objetivo é negociar com as empresas para que esses funcionários sejam realocados dentro do quadro de empregados, permitindo assim a modernização do sistema.



Qual a sua opinião sobre os novos meios de pagamento nos Ônibus de São Paulo? Você acha que esse projeto irá agilizar o dia a dia de quem usa o transporte público? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

Fechar Menu