O que pensar antes de escolher um plano de saúde

O que pensar antes de escolher um plano de saúde

A escolha de um plano de seguro de saúde pode ser complicada. Conhecer apenas algumas coisas antes de comparar planos pode torná-lo mais simples.

Categorias.

Existem 4 categorias de planos de saúde: Bronze, Prata, Ouro e Platina. Essas categorias mostram como você e seu plano compartilham os custos. Geralmente as categorias de planos não têm nada a ver com qualidade de atendimento.

 

Custos totais.

Você pode pagar mensalmente mesmo não usando o plano de saúde, ou apenas quando usar. O valor da primeira opção deve caber bem no seu bolso, uma vez que você está pagando sem usar mensalmente.

Mas talvez você sempre necessitara usar seu plano, se o valor for fixo é possível que seja mais vantajoso do que ter que pagar para cada procedimento realizado pelo plano separadamente.

 

Conveniência.

Alguns tipos de plano permitem que você use praticamente qualquer médico ou serviço de saúde. Outros limitam suas escolhas ou cobram mais se você usar profissionais fora de sua rede.

Então fica ligado, caso tenha um médico de confiança preferido do qual não deseja abrir mão.

 Necessidades.

Compare planos diferentes, coloque as necessidades médicas da sua família sob o microscópio. Veja a quantidade e o tipo de tratamento que você recebeu no passado. Embora seja impossível prever todas as despesas médicas, estar ciente das tendências pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Ou seja, com base em acontecimentos e necessidades anteriores poderá ter uma ideia do que precisara no presente.

Comprar os custos do próprio bolso.

Quase tão importante quanto o tamanho da rede é como os custos são compartilhados. O resumo dos benefícios de qualquer plano deve definir claramente quanto você terá que pagar por serviços. O site do mercado federal oferece instantâneos desses custos para comparação, assim como muitos mercados estaduais.

Isto é onde é útil saber algumas palavras de vocabulário de seguro de saúde. Como consumidor, sua parte de custos consiste em franquia, co-pagamentos e cosseguro .

O total que você gasta no bolso em um ano é limitado, e esse máximo também está listado nas informações do seu plano. Em geral, quanto menor o seu prêmio, mais altos serão os custos do próprio bolso.

As opções de compartilhamento de custos variam, portanto, seu objetivo é diminuir as opções com base nos custos do próprio bolso. Um plano que paga uma parcela maior de seus custos médicos, mas tem prêmios mensais mais altos, é melhor se:

  • Você vê um médico, seja um clínico geral ou um especialista, freqüentemente.
  • Você freqüentemente precisa de atendimento de emergência.
  • Você toma medicamentos caros ou de marca em uma base regular.
  • Você está esperando um bebê, planeja ter um bebê ou ter filhos pequenos.
  • Você tem uma cirurgia planejada chegando.
  • Você recentemente foi diagnosticado com uma condição crônica, como diabetes ou câncer.

Um plano com custos mais diretos e prêmios mensais mais baixos é a escolha financeiramente inteligente se:

  • Você não pode pagar os prêmios mensais mais altos por um plano com menores custos diretos.
  • Você está com boa saúde e raramente ver um médico.

Compare os benefícios

Até agora, você provavelmente tem suas opções limitadas a apenas algumas. Para reduzir ainda mais, volte ao resumo de benefícios para ver quais planos cobrem um escopo mais amplo de serviços. Alguns podem ter uma melhor cobertura para coisas como fisioterapia ou cuidados de saúde mental, enquanto outros podem ter melhor cobertura de emergência.

Se você pular este passo rápido, mas importante, você pode perder um plano que é muito mais adequado para você e sua família.

Uma vez que você tenha algumas opções, é hora de responder a todas as questões remanescentes. Em alguns casos, apenas falando com uma pessoa, ligue para a linha de atendimento ao cliente das seguradoras que você está considerando. Anote suas perguntas com antecedência e tenha uma caneta ou computador à mão para registrar as respostas.

Suas perguntas serão baseadas em sua situação de saúde atual, mas aqui estão alguns exemplos do que você poderia perguntar:

  • Eu tomo uma certa medicação. Como isso é coberto por este plano?
  • Quais medicamentos para esta doença são cobertos por este plano?
  • Quais serviços de maternidade são cobertos?
  • O que acontece se eu ficar doente ao viajar para o exterior?
  • Como começo a me inscrever e quais documentos serão necessários?

Uma dica final: não se esqueça de descontinuar seu antigo plano antes que o novo comece se você mudar.

Ao comparar planos, procure um resumo dos benefícios. Mercados on-line geralmente fornecem um link para o resumo e mostram o custo próximo ao título do plano. Um diretório de provedor, que lista os médicos e clínicas que participam da rede do plano, também deve estar disponível. Se você estiver passando por um empregador, pergunte ao seu administrador de benefícios do local de trabalho pelo resumo dos benefícios.

Escolhendo um plano de seguro de saúde

Aqui está uma lista de verificação rápida que resume os passos acima:

  1. Vá para o seu mercado e veja suas opções de plano lado a lado.
  2. Elimine planos que excluam seu médico ou qualquer médico local na rede do provedor.
  3. Determine se você quer mais cobertura de saúde e prêmios mais altos, ou prêmios mais baixos e custos mais altos do próprio bolso.
  4. Certifique-se de que qualquer plano que você escolher pagará por seus cuidados regulares e necessários, como receitas e especialistas.

Agora com certeza você está muito atento na hora de encontrar um plano de saúde que seja satisfatório para você e cumpra as necessidades da sua família.

Deixe uma resposta

Fechar Menu