Novo Portal do Governo Federal reúne diversos serviços digitais

Novo Portal do Governo Federal reúne diversos serviços digitais

Agora os brasileiros contam com mais uma facilidade. Acaba de ser lançado o novo Portal do Governo Federal, que oferece uma série de serviços digitais em um único lugar.

portal do governo

Segundo informar, o objetivo é que até 2010 o espaço centralize os mais de 1,6 mil sites d administração do país. E com essa centralização, o Estado prevê economizar cerca de R$ 100 milhões anualmente.

Como usar o novo Portal do Governo Federal?

Para usar o Portal do Governo Federal, é necessário criar um cadastro. Somente assim o cidadão consegue ter acesso aos serviços digitais.

Veja abaixo o passo a passo para realizar o cadastro

  1. Primeiramente acesse o site gov.br;
  2. Em seguida, clique em “Acesse sua conta gov.br”;
  3. Agora clique em “Crie sua conta”;
  4. Preencha o formulário que irá aparecer com as suas informações pessoais;
  5. Informe um celular para contato e autenticação;
  6. Faça o cadastro da sua senha

Pronto, agora você já tem acesso ao Portal do Governo Federal. Nele, é possível usar uma série de serviços digitais disponibilizados pelo Estado.



 

Quais os serviços disponíveis no Portal do Governo Federal?

O Portal do Governo Federal já chega repleto de serviços. São mais de três mil, sendo pelp menos metade totalmente digital. A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, afirmou que apenas nesse ano cerca de 300 serviços foram digitalizados, e até o final de 2019 mais 400 passarão a integrar a plataforma.

Um dos serviços que está disponível é o de consultas de dados de trânsito. Entre eles é possível por exemplo, fazer consulta da CNH digital. Além disso, o cidadão pode verificar infrações e veículos cadastrados.

Outra vantagem desse serviço é que 41 aplicativos também serão unificados no site para facilitar ainda mais o acesso. Entre eles está o SISU, que é um sistema utilizado pelos estudantes para verificação de notas do Enem.

Por meio do Portal do Governo Federal também é possível acessar o Meu INSS. Esse é um sistema que centraliza serviços da previdência social para que os contribuintes tenham mais facilidade e evitem filas.

Através dessa plataforma é possível por exemplo, marcar atendimentos nas unidades previdenciárias. Além disso, vários benefícios também podem ser solicitados de forma totalmente online. É o caso, por exemplo, do salário maternidade.



Blog de notícias

Além de todos os serviços digitais para facilitar o dia a dia do cidadão, o Portal do Governo Federal também conta com um espaço de notícias. Nele é possível conferir uma série de ações que estão sendo promovidas, bem como eventos e lançamento de programas.

Dessa maneira, os brasileiros podem se manter informados sobre o que está acontecendo no país, e o que a administração nacional está fazendo em diversos aspecto da sociedade.

Ao longo dos próximos meses o Portal do Governo Federal deve centralizar mais centenas de sites. Então, não deixe de fazer o seu cadastro. Por meio dessa inscrição unificada será possível acessar todos esses serviços com mais facilidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu