Instagram lança recurso para usuários personalizarem filtros para stories

Instagram lança recurso para usuários personalizarem filtros para stories

Quem não gosta de um filtro nos Stories? Se você é desse tipo de usuário que ama personalizar seus vídeos nas redes sociais, o Instagram acaba de lançar um novo recurso.

instagram

A ferramenta permite que os usuários criem filtros de realidade aumentada. Ou seja, que inserem elementos digitais em vídeos com imagens reais.

Esse recurso já vinha sendo testados há alguns meses. Mas até então, ele só estava disponível para celebridades e alguns influenciadores.

A partir de agora, qualquer pessoa que use a rede social pode fazer filtros personalizados. Contudo, para ter acesso a essa ferramenta de edição, é necessário acessar a plataforma  Spark AR do Facebook (sparkar.facebook.com).

Como criar filtros personalizados no Instagram?

Se você deseja criar filtros personalizados para o Instagram, será necessário baixar o https://sparkar.facebook.com/ar-studio/. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.

Veja abaixo o passo a passo para criar seu filtro personalizado:

  1. Acesse a loja de apps do seu smartphone e procure por Sparkar Ar Studio;
  2. Baixe e instale o app;
  3. Abra o aplicativo e dê permissão para as solicitações que ele irá fazer;
  4. Ative a depuração de dados UBS;
  5. Escolha os elementos que deseja adicionais e aplique os efeitos desejados.
  6. Finalize e publique o seu efeito customizado.

Depois que você criar o seu filtro, ele será disponibilizado na Galeria de Efeitos.  Esse é um espaço onde é possível acessar as criações de usuários de todo o mundo.

Para acessar essa biblioteca de efeitos, é necessário abrir o Instagram e depois ir para os efeitos da câmera.  Em seguida, toque em “Ver Efeitos” no final da bandeja de filtros. Você poderá acessar toda a gama de efeitos.

Importante, seu celular precisa estar conectado em um PC, através de um USB, para ser possível criar seus filtros. Ou seja, você não consegue criar diretamente no celular, vai precisar de um computador.

Diferenciais da nova ferramenta do Instagram

A nova ferramenta do Instagram oferece uma série de diferenciais. Por meio dela, é possível adicionais uma série de objetos 3D nos filtros. Além disso, você pode fazer que esses objetos interajam com o próprio usuário em uma foto ou vídeo, ou até mesmo com o ambiente.

Antes, esse tipo de filtro só poderia ser aplicado se já estivesse na galeria do Stories ou usando ferramentas como a Lenslist.

Outra vantagem é que você pode baixar a ferramenta no seu PC e soltar a imaginação na hora de criar os seus filtros. O software para computador está disponível tanto para MAC como para Windows.

Por enquanto a ferramenta ainda tem várias limitações de criação para o público em geral. Isso porque ela acaba de sair da fase de testes. Contudo, nos próximos meses o recurso deve ser constantemente atualizado para ganhar cada vez mais funções.

Além disso, os usuários já podem conferir uma extensa biblioteca com filtros já criados por celebridades, influenciadores e outros usuários.

O que você achou dessa nova funcionalidade do Instagram? Aproveite para deixar sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu