FIES Abre Vagas Remanescentes Para Segundo Semestre de 2019

FIES Abre Vagas Remanescentes Para Segundo Semestre de 2019

Está querendo cursar um curso superior? Então saiba que o Ministério da Educação (MEC) abriu anunciou que o FIES acaba de abrir as inscrições para as vagas

Fies 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um dos programas mais populares no Brasil e que já ajudou milhões a conquistarem o diploma

É importante ressaltar que a quantidade de vagas varia conforme o curso.

Quais são os cursos que poderão ser feitos pelo FIES?

Nessa sexta-feira dia 6 de setembro serão abertas vagas para os cursos nas áreas de pedagogia, engenharia, saúde e ciência da computação. Já a partir de sábado serão abertas vagas para todas as áreas.

Os interessados que ainda não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino superior terão até 11 de setembro para fazer a inscrição. Já os estudantes que estão devidamente matriculados terão até 29 de novembro para concluir a inscrição.

Em ambos os casos, assim que a inscrição for finalizada o candidato deverá fazer a validação dos dados na instituição de ensino onde estuda em até dois dias úteis. Caso contrário irá perder a vagas.

Essas oportunidades, segundo o MEC, são de processos anteriores realizados pelo órgão. Elas derivam tanto de candidatos que por algum motivo desistiram, ou que não apresentaram toda a documentação necessária.

Importante, para concorrer a vaga o interessado precisa cumprir alguns requisitos básicos. São eles:

  • Ter feito o ENEM a partir do ano de 2010;
  • Na prova do ENEM, ter tido uma nota superior ou igual 450 pontos;
  • Não ter tirado zero na redação do ENEM;
  • Não ter nenhum outro financiamento do FIES ativo;
  • Ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos;
  • Ter quitado completamente qualquer outro financiamento estudantil feito via Programa de Crédito Educativo ou FIES.




Como é feita a contratação do FIES?

A primeira coisa que você precisa fazer é se inscrever no Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção). Ao realizar o primeiro acesso será necessário informar os seguintes dados:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail válido

Além disso, você deverá cadastrar uma senha.  Você receberá um e-mail sobre o cadastro e então poderá partir para o próximo passo que é a inscrição no programa em si, que tamvém é feita pelo SISFies.

Uma vez que ela seja feita, será necessário validar os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), da instituição de ensino onde o estudante é matriculado.  Uma vez que as informações tenham sido validades, será necessário fazer a contratação.



O estudante poderá financiar diretamente com uma instituição financeira, ou por meio de um fiador. Em ambos os casos será necessário escolher um dos agentes financeiros do programa, que atualmente são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Feito o contrato, o estudante já fará parte do FIES.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como participar do processo seletivo para as vagas remanescentes de 2019 do FIES, acesse o site do MEC clicando nesse link. Nele você poderá tirar dúvidas e obter as orientações necessárias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu