Enem 2019: quais documentos serão aceitos?

Enem 2019: quais documentos serão aceitos?

O Enem 2019, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, está chegando, e muita gente já está ansiosa pelo exame. Afinal de contas, para milhares de alunos esse é o fator determinante para o ingresso em um curso superior.

enem 2019

E como acontece todo ano, muita gente fica em dúvida sobre alguns aspectos sobre a prova. E um deles é os documentos que serão aceitos para identificação do aluno.

Para quem não sabe, a apresentação de um documento com identificação é obrigatória para a realização do exame. Ou seja, sem ele, você não poderá fazer a prova.

E o INEP acaba de divulgar quais serão os documentos aceitos nesse ano.




 

Quais os documentos que serão aceitos pelo Enem 2019?

O INEP já divulgou quais serão os documentos aceitos no ENEM 2019, são eles:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Identidade emitida para estrangeiros e refugiados, emitidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) desde que tenha sido emitida depois de 27 de janeiro de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Registro Nacional Migratório provisório;
  • Carteiras de identificação fornecidas por conselhos de classe e ordens e que tenha validade como documento de identificação;
  • Passaporte;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • CNH com foto;
  • Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

Uma das grandes novidades desse ano é que os documentos originais acima, mesmo que estejam vencidos, poderão ser aceitos pelos aplicadores do ENEM 2019.

Importante ressaltar que não serão aceitas cópias simples ou autenticadas de documentos, assim como documentos sem foto. Além disso, não será válida a apresentação da versão digital desses documentos.

Essa restrição se deve pelo fato de celulares e outros dispositivos eletrônicos terem que ser desligados durante o exame. Além disso, eles serão mantidos dentro de um pacote lacrado.

Como o estudante precisa manter o documento de identificação em cima da carteira, a título de segurança, não será aceita nenhuma versão digital.

Outros cuidados que precisam ser tomados por quem vai prestar o ENEM 2019

Quem vai prestar o Enem 2019 também precisa tomar alguns outros cuidados. No caso de estudantes que tiveram os documentos furtados ou roubados, será necessário apresentar o boletim de ocorrência do caso. Ele precisa ter sido emitido no máximo 90 dias antes do domingo do exame.

Se por ventura o documento estiver danificado, ilegível ou com uma foto infantil do participante, ele poderá realizar a prova, desde que passe por um processo de coleta de informações pessoais, dados biométricos e preenchimento de formulário.

Lembrando que os portões se abrem às 12h e serão fechados pontualmente às 13h conforme horário de Brasília. O estudante que vai fazer o exame precisa levar sem comprovante de inscrição que é enviado via e-mail, bem como caneta esferográfica da cor azul e que tenha o tubo transparente.



Caso tenha alguma dúvida sobre o Enem 2019, é só acessar o site do INEP, que é o órgão que realiza o exame. No site é possível obter todas as informações necessárias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu