Cuidado com o golpe das doações!

Cuidado com o golpe das doações!

O Golpe das doações já tem feito algumas vítimas. Nele, os golpistas se passam por agentes da Receita Federal.

Golpe

Eles oferecem produtos supostamente apreendidos pelo órgão, no formato de doações. Contudo, a vítima teria que arcar com despesas de viagem e alimentação dos motoristas encarregados de levarem as mercadorias.

Obviamente que a Receita Federal não oferece nenhum tipo de doação. O órgão trabalha sim promovendo eventos para vender produtos apreendidos, mas nunca com a mecânica acima.

Como o golpe das doações foi descoberto?

O golpe das doações da Receita Federal foi descoberto depois que um representante de uma paróquia do interior do estado de São Paulo foi até uma delegacia do órgão, na cidade de Presidente Prudente (558 km de SP).

O padre, ele teria recebido o contato de um golpista de Santa Catarina. Ele se identificava como delegado de Alfândega da Receita Federal.

O meliante seguiu o protocolo do golpe das doações, alegando que o órgão teria feito uma grande apreensão na fronteira, e que a paróquia poderia receber os itens, desde que a igreja pagasse as despesas dos motoristas dos caminhões, que incluíam combustível e alimentação.

Segundo o golpista, esse valor ficaria entre R$ 5.000 e R$ 6.000.

O padre informou, ainda, que o meliante chegou a enviar fotos dos produtos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Os itens eram os mais variados e incluíam perfumes, brinquedos, geladeiras, ar-condicionado e até mesmo instrumentos musicais.

Inclusive, várias imagens continham o logo da Receita Federal para tentar convencer a vítima de que todos os itens eram realmente do órgão. Contudo, o representante da igreja desconfiou antes de fazer o depósito, e fez a denúncia.

A Polícia já investiga o caso e já identificou algumas outras vítimas que teriam caído no golpe das doações.

Como a Receita Federal realiza doações para quem deseja vender os produtos?

A Receita Federal tem a função de fiscalizar a entrada de mercadorias estrangeiras dentro do Brasil. E realmente o órgão trabalha com doações, mas todas elas são feitas exclusivamente por meio de processos administrativos.

Nenhuma outra empresa ou pessoa está autorizada a entrar em contato com ONGs, igrejas, paroquias ou outras entidades para oferecer as mercadorias. Apenas órgãos públicos ou organizações da sociedade civil podem fazer esse tipo de solicitação.

Pessoas físicas e demais pessoas jurídicas, como supermercados e empresas de modo geral, não podem solicitar o receber doações dessa natureza. Além disso, para conseguir a doação é necessário passar por um processo burocrático extenso.

Acessando esse link, é possível conferir como entrar com processo administrativo para solicitar doações da Receita Federal. Por meio dele também é possível conferir todas as doações que são feitas, bem como o destino que as mercadorias terão, como, por exemplo ações de educação fiscal.

Conclusão

Agora que você sabe da existência do golpe das doações, tome cuidado. Caso queira saber mais sobre como obter mercadorias do gênero, acesso o site da Receita Federal. Nele você poderá obter uma série de informações sobre as ações do órgão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu