Aposentadoria INSS, veja como aumentar através de registro de antigos empregos

Aposentadoria INSS, veja como aumentar através de registro de antigos empregos

Com a reforma da previdência, muitos contribuintes poderão aumentar a Aposentadoria INSS. Isso porque, será pedir revisão para o registro de empregos antigos.

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A partir de agora será possível identificar falhas cadastrais por meio da consulta ao extrato do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Esse documento pode ser obtido pela internet, através do portal meu.inss.gov.br.

Quem tem mais chances de aumentar a Aposentadoria INSS por conta de erros no cadastro?

Os trabalhadores que atuaram antes de 1976 são os que tem mais chances de aumentar a Aposentadoria INSS por meio de registro de empregos antigos. Isso porque, até essa época não eram registrados os dados nos Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Mas, é importante ressaltar que algumas contribuições mais recentes também podem ter inconsistências. Isso porque é muito comum que o empregador cometa erros na hora de enviar informações sobre as contribuições.

Consequentemente, o cálculo da aposentadoria acaba sendo afetado. Contudo, o trabalhador precisa ter em mente que para regularizar a situação após a concessão da aposentadora, ele enfrentará um pouco de burocracia.

Por conta disso é importante que o aposentado consulte periodicamente o seu cadastro. Caso encontre algum tipo de inconsistência, é necessário entrar com um pedido de revisão de aposentadoria INSS.

E quem está perto de se aposentar, o que deve fazer?

Se você está perto de se aposentar inss, é importante verificar se no seu Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), estão anotados todos os vínculos trabalhistas. Dessa forma, é possível regularizar a situação antes do benefício ser concedido.

O que fazer quando o vínculo de trabalho não estiver registrado?

Se você fez a consulta de vínculos de trabalho e viu que um emprego não consta no Cnis, é necessário pedir um acerto de vínculo. Uma vez solicitado, você deverá apresentar um documento que comprove que estava trabalhando no cargo e empresa em questão na época.

Entre os principais documentos que podem servir de provas estão: carteira profissional e ficha de registro na empresa.

Mas além deles, você também pode usar Holerites e Carnês de contribuição (incluindo os de pagamento avulso). Outra forma de você fazer essa comprovação é apresentando o extrato analítico do FGTS, Contrato individual de trabalho, Termo de rescisão contratual ou comprovante de recebimento do FGTS.

Como verificar o CNIS?

Se você deseja verificar o CNIS é necessário acessar o portal Meu INSS. Por meio dele você consegue emitir um documento com todos os seus vínculos de trabalho. Com isso fica mais fácil verificar alguma inconsistência.

Além disso, pelo próprio site é possível marcar o atendimento para revisão da aposentadoria INSS. Você precisa se cadastrar no site por meio do sistema GOV.

Ele foi lançado recentemente pelo Governo Federal como uma forma de unificar os serviços online fornecidos.

Caso você tenha mais alguma dúvida sobre a aposentadoria INSS, o ideal é procurar uma das unidades da previdência social. Também é possível tirar dúvidas por meio do 135 e também agendar atendimento sobre o assunto.

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