Abono Salarial 2019

Abono Salarial 2019

O Abono salarial 2019 é um benefício muito esperado. Afinal de contas ele pode ajudar, e muito, vários contribuintes.

Acontece que mesmo sendo um benefício liberado para milhões de brasileiros, não são todos que sabem o que ele é.

Muita gente não faz ideia nem mesmo de consultar pis pasep pelo CPF ou confunde esse benefício com as chamadas cotas pis.

abono

Mas a verdade é que apesar desses três termos estarem interligados, o abono salarial, o pis pasep e cotas pis são coisas diferentes.



Nesse artigo você verá o que é cada um deles, como consultar pis, como consultar pasep, quem tem direito ao pis pasep, as datas de liberação do abono salarial e muito mais! Por isso não deixe de ler até o final.

O que é Abono Salarial 2019?

O Abono Salarial é um benefício concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos de remuneração mensal. Ele concede anualmente para esses brasileiros o valor de até um salário mínimo, dependendo da quantidade de meses trabalhados no ano base.

Além disso, só possuem direito a esse benefício os trabalhadores que tem empregadores que pagam as taxas do Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Por conta disso o abono salarial 2019 também pode ser chamado de PIS PASEP 2019.

O que é PIS PASEP?

PIS PASEP é a sigla para Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Essas duas iniciativas visam recolher recursos dos empregadores para a manutenção de benefícios e assistências do setor público e privado.

No caso PIS é a iniciativa voltada para quem trabalha no setor privado e PASEP no público. Quem gerencia o primeiro programa é a Caixa Econômica Federal e o segundo o Banco do Brasil.

Todos os recursos são alocados no Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT). Parte deles é destinada a manter o abono salarial enquanto a outra é destinada para manter o FGTS<seguro-desemprego, programas sociais e iniciativas do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Qual a diferença do abono salarial das cotas pis?

O abono salarial 2019 é um benefício disponível para todos os trabalhadores que seguem os pré-requisitos necessários (falaremos a seguir). Já as cotas pis são os valores acumulados para quem trabalhou entre os anos de 1971 e 1988.

Até esse ano o Fundo PIS/PASEP ainda não era unificado. Por isso muitos brasileiros ainda possuem créditos remanescestes dos vínculos empregatícios dessa época.




Quem tem direito ao PIS PASEP?

Mas afinal quem tem direito ao PIS PASEP? Para poder receber o benefício o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no cadastro do PIS a pelo menos cinco anos;
  • Ganhar até dois salários mínimos de remuneração por mês.
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano-base (eles podem ou não ser consecutivos;
  • O empregador precisa entregar as informações sobre o vínculo empregatício aos órgãos competentes através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Apesar do abono salarial ser um benefício que atende muitos brasileiros, não são todos que são beneficiados por ele. Entre quem não tem direito ao benefícios estão:

  • Trabalhadores que recebem mais que dois salários mínimos;
  • Trabalhadores urbanos e empregados domésticos que são vinculados a pessoa física;
  • Trabalhadores rurais que trabalham para pessoa física;
  • Quem tem menos de 5 anos dentro do cadastro PIS.

Como saber o número do pis

Mas afinal como saber o número do PIS? Existem algumas maneiras de descobrir o número pis.

Uma das mais fáceis é olhando a carteira de trabalho. Ele pode estar identificado como PIS, mas, também, NIT ou NIS.

Também é possível saber o Número do pis pelo cpf. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique nesse link para acessar o site de Consulta CNIS, da Previdência Social;
  • Em seguida clique na opção Inscrição;
  • Agora clique em “Filiado”;
  • Preencha o formulário que irá aparecer com os dados solicitados;
  • Clique em “Continuar”.

Pronto, agora o sistema irá te redirecionar para o sistema do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) onde será possível ver o número PIS. Essa é a forma mais simples de consultar pis pasep pelo CPF.

Você também pode Consultar pis 2019 pelo cpf através da Caixa. Veja o tutorial logo mais.

Qual o valor pis pasep?

Uma das dúvidas frequentes em relação aos PIS PASEP 2019 é sobre o valor dele. O benefício varia pois leva em conta o salário mínimo federal do ano, bem como a quantidade de meses trabalhados pelo contribuinte no ano-base.

Confira abaixo a tabela de valores do abono salarial 2018 2019.

Valor pis pasep

Figura 2 FOTO: Reprodução/Caixa

Apesar do benefício ter um cálculo específico o ideal é consultar saldo pis pasep. Dessa forma, você saberá exatamente qual o valor liberado bem como quando será possível sacá-lo.



Como consultar o PIS PASEP?

Existem várias formas de fazer esse tipo de como consultar o pis pasep. É preciso lembrar que o abono salarial é concedido para trabalhadores de empresas privadas e públicas através de programas diferentes.

Logo, a forma de consultas PIS PASEP é diferente.

Como consultar o PIS

Para consultar o PIS você pode acessar um dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal PIS. Confira abaixo como fazer essa consulta neles.

Passo a passo para fazer Consulta PIS 2019 pela internet

Uma das maneiras mais fáceis de você consultar PIS 2019 é pela internet. O portal do cidadão da Caixa Econômica Federal possibilita o acesso de vários serviços, inclusive o de PIS.

O ideal é ter em mãos o número PIS, RG, CPF e título de eleitor. Isso porque para o primeiro acesso ao portal será necessário cadastrar uma senha de internet. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o site Caixa pis pasep clicando nesse link;
  2. Digite o número do seu NIS/PIS no ligar indicado;
  3. Clique em “cadastrar senha”;
  4. Uma nova janela irá abrir com todo o regulamento de acesso ao serviço. Leia com calma depois role a página até o final e clique em “aceito”;
  5. Você será redirecionado para um formulário onde será necessário fornecer alguns dados pessoais, incluindo o Título de Eleitor;
  6. O próximo passo é criar uma senha de até 8 dígitos.
  7. Clique em confirmar;
  8. Uma mensagem irá aparecer avisando que o processo foi concluído.

Pronto, agora que você já tem a sua senha do portal do www caixa gov br pis saldo basta acessar novamente o site, digitar seus dados de login, e clicar em ok.

Depois clique em PIS. Caso você tenha algum valor a receber ele irá aparecer na tela, juntamente com a data de liberação e saque.

Passo a passo para fazer Consulta PIS pela agência da Caixa

Você também poderá consultar o PIS em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Nesse caso você precisará do seu cartão do cidadão, a senha dele e um documento de identificação com foto.

Você poderá usar o seu cartão e a senha para fazer a consulta pelo caixa de eletrônico, ou, usar o documento de identidade e o PIS para consultar na “boca do caixa”.

Telefone de Consulta do PIS

Você ainda poderá consultar pis pelo telefone. A Caixa também disponibiliza um canal de atendimento telefônico para o contribuinte que estão longe de agências ou não possuem acesso fácil a internet.

Nesse canal de atendimento você poderá obter informações sobre uma série de benefícios sociais. O telefone da caixa pis é 0800 726 0207.

O horário de atendimento desse canal de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.

O melhor de tudo é que a ligação para o telefone caixa pis é totalmente gratuita e você pode realiza-la tanto do telefone fixo como do celular.

Viu como é simples como consultar pis pelo CPF através do telefone.

Passo a passo para consultar PIS pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal

Mais uma das formas de você consultar PIS é através do aplicativo da Caixa Econômica Federal. Nele, além de saber todas as informações sobre o seu abono salarial, ainda é possível encontrar as agências da rede mais próximas de você, e acessar vários outros benefícios.

Consultar pis pelo cpf

Figura 3 Foto: Reprodução/Caixa.

Veja abaixo o passo a passo:

  1. Abra a app store do seu celular;
  2. Busque por Caixa Trabalhado;
  3. Toque em instalar;
  4. Abra o aplicativo e digite o número do PIS;
  5. Toque em “Acessar”.
  6. Na tela inicial o aplicativo irá mostrar se você possui ou não algum valor para receber;
  7. Se você quiser saber exatamente qual o valor disponível faça o login com os mesmos dados usados para acessar o site da Caixa Econômica Federal

No próprio aplicativo você ainda poderá verificar o calendário do benefício.

Como consultar o PASEP

No caso dos servidores públicos, quem faz todo o gerenciamento do benefício é o Banco do Brasil Pasep. Então o passo a passo para como consultar pasep é diferente dos trabalhadores de empresas privados.
Para consultar pasep siga o tutorial abaixo:

  1. Acesse o site de consulta pasep do Banco do Brasil clicando nesse link;
  2. Digite o Número de Inscrição do PASEP ou o CPF e a data de nascimento;
  3. Clique em “Eu Não Sou um Robô” para fazer a verificação de segurança;
  4. Clique em confirmar.

Ao contrário do site da caixa, o do Banco do Brasil só mostra se você tem Pasep 2018 ou Pasep 2019. Passa saber o valor disponível só indo diretamente em uma agência bancária da rede.

É importante que ao ir consultar o valor do PASEP você leve um documento de identificação com foto. Principalmente se você não for correntista do Banco do Brasil.

Viu como consultar o pasep é fácil?

Calendário PIS PASEP 2018 2019

Uma das melhores de ficar sabendo quando o abono salarial 2019 estará disponível é conferindo o calendário de pagamentos. Nele você poderá verificar quando o benefício será liberado com base na data de nascimento dos beneficiários.

No caso do PIS 2019 essa tabela é disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Já o calendário do PASEP 2019 é liberado pelo Banco do Brasil.

Abaixo você confere as datas do abono salarial tanto para trabalhadores de empresas privadas, como, também dos servidores públicos.

Calendario pis pasep
Figura 4 – Calendário do abono salarial PIS-Pasep — Foto: Reprodução/G1.

Importante o calendário é alterado anualmente. Por isso é importante ficar de olho no site da Caixa Econômica Federal caso seja beneficiário do PIS.

Já o calendário do pasep 2018 2018 é liberado pelo Banco do Brasil.

Como sacar o PIS 2019?

Para quem é beneficiário do PIS 2019, ou seja, empregados de empresas privadas, há três formas de sacar o abono salarial. A primeira delas é com o seu Cartão Cidadão.

Basta ir com ele até um dos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou Correspondentes Caixa Aqui com a senha e sacar.

Se você não possui esse cartão, basta ir diretamente até uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação. Você poderá sacar diretamente na “boca do caixa” e ainda solicitar o seu cartão e senha.

Agora quem é correntista desse Banco, o abono salarial é depositado diretamente na conta. Logo você poderá usar o benefício sem qualquer dificuldade com o seu cartão de débito.

Como sacar o PASEP 2019?

Os servidores públicos que quiserem sacar o PASEP 2019, e são correntistas do Banco do Brasil podem ficar tranquilos pois o benefício será disponibilizado diretamente na conta.

Agora, para quem não possui conta nesse banco é necessário ir até uma agência bancária com um documento de identificação e solicitar o saque diretamente na “boca do caixa.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas o abono salarial é um benefício que pode ajudar e muito na vida dos contribuintes. Afinal de contas, quem não quer receber um dinheiro a mais todos os anos?

Com ele você poderá colocar a sua vida financeira em dia, investir em uma previdência privada, iniciar uma segunda fonte de renda ou até mesmo gastar com algum sonho de consumo. São várias possibilidades!

Ficou com alguma dúvida sobre como consultar e receber o abono salarial 2019? Então o ideal é ir até a agência bancária mais próxima. Lembre-se, no caso de quem é beneficiário do PIS a instituição responsável é a Caixa Econômica Federal. Já que é do PASEP deve ir diretamente no Banco do Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu